MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Com críticas a Doria e Bolsonaro, França é confirmado candidato do PSB em SP

Com críticas tanto ao governador do Estado, João Doria (PSDB), quanto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o ex-governador Márcio França foi confirmado candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSB na manhã desta terça-feira, dia 11, durante evento

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2020, 14:47:00 Editado em 11.09.2020, 14:53:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com críticas tanto ao governador do Estado, João Doria (PSDB), quanto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o ex-governador Márcio França foi confirmado candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSB na manhã desta terça-feira, dia 11, durante evento na Câmara Municipal.

continua após publicidade

"Aqui, em São Paulo, nenhum dos dois manda", discursou França, citando Doria e Bolsonaro. O ex-governador poupou o prefeito Bruno Covas (PSDB), seu oponente, de críticas, citando sua proximidade com o falecido avô do mandatário, Mário Covas. Limitou-se a dizer que não concorda com a forma de o prefeito governar por avaliar que a Prefeitura atende a muitas exigências do governo do Estado.

Ao falar do desempenho do governo federal, França citou a recessão e alta do preço do saco de arroz, assunto que tem causado desgaste ao presidente da República. "E, além de tudo, vai o arroz a R$ 40. Daqui a pouco você vai ter que trabalhar o mês todo para comprar um saco de arroz", disse.

continua após publicidade

Antes, seu filho, o deputado estadual Caio França (PSB), havia feito um discurso em que criticou Doria por associar sua imagem à de Bolsonaro nas eleições de 2018. Atualmente, Doria nega a estratégia e afirma que a campanha "Bolsodoria" foi uma criação de seu eleitorado do interior.

Márcio França também criticou o presidente e o governador por "não ter plano" para a economia. Disse ter elaborado um projeto de investimento emergencial em São Paulo, para ser implementado em janeiro. A campanha se refere à iniciativa como uma espécie de "Plano Marshall para São Paulo", em referência ao plano de recuperação econômica por meio do qual os Estados Unidos ajudaram os países da Europa a se recuperarem após a Segunda Guerra Mundial.

O plano envolve a criação de uma frente de trabalho em que pessoas prestam serviços de zeladoria para a cidade três vezes por semana em troca do recebimento de um auxílio emergencial nos moldes dos R$ 600, pagos pelo governo federal. Uma parte do dinheiro necessário viria da demissão de ocupantes de cargos comissionados na prefeitura.

continua após publicidade

Durante a coletiva de imprensa após a convenção, França dividiu os candidatos da disputa pela Prefeitura em dois campos: os que estão alinhados ao governo Doria e os que se opõem ao governo. Ele se coloca como o candidato mais forte da oposição a Doria e cita como um dos fundamentos o fato de ter ganhado do rival na cidade de São Paulo quando foi derrotado na eleição em 2018. Além disso, cita a fatia de tempo de Rádio e TV que terá a sua disposição - faixa que só e menor que a de Covas.

Articulador

Com perfil de articulador político, França é o único candidato além de Covas - este capaz de fazer nomeações na Prefeitura - , que conseguiu formar uma coligação no seu entorno. Além de seu partido, o PSB, França conta com o apoio de PDT - que indicou o vice, Antônio Neto - , Solidariedade, Avante e PMN. A colocação deverá assegurar ao candidato cerca de 20% do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, mas os números ainda não foram computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

continua após publicidade

Covas, que compôs aliança com PP, DEM, PL, PSC, Podemos e Pros, terá cerca de 40% do tempo. O terceiro e o quarto maior tempo de TV ficará com PT (cujo candidato é Jilmar Tatto) e com PSL (que lançou a deputada Joice Hasselmann), que detêm as maiores bancadas federais, com 55 e 41 deputados, respectivamente. Eles terão cerca de 10% do tempo de TV.

"O Celso Russomanno (pré-candidato do Republicanos) é um nome conhecido e disputa com o Bruno", afirmou França, sobre o líder nas pesquisas. "Eu vou disputar a outra faixa com (Guilherme) Boulos, (Jilmar) Tatto, Orlando Silva. Mas eu quero lembrar que, na eleição passada, no primeiro turno, eu tive 23% dos votos na cidade. Com muitos candidatos, quem tiver 20% dos votos aqui em São Paulo estará no segundo turno", argumentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Com críticas a Doria e Bolsonaro, França é confirmado candidato do PSB em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!