MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

CNBB: tentativas de romper ordem institucional põem processo eleitoral em xeque

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que "há tentativas de ruptura da ordem institucional que buscam colocar em xeque a lisura" do processo e a "conquista irrevogável do voto" durante as eleições deste ano. O alerta foi feito em cart

Débora Álvares (via Agência Estado)

·
Escrito por Débora Álvares (via Agência Estado)
Publicado em 02.09.2022, 12:47:00 Editado em 02.09.2022, 12:50:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que "há tentativas de ruptura da ordem institucional que buscam colocar em xeque a lisura" do processo e a "conquista irrevogável do voto" durante as eleições deste ano. O alerta foi feito em carta divulgada nesta sexta-feira, 2, e dirigida aos brasileiros, segundo a entidade máxima a Igreja Católica.

continua após publicidade

O texto destaca ainda a necessidade de se proteger a democracia "por meio de um pacto nacional". Em seguida, diz que o País "está envolto numa complexa e sistêmica crise", e menciona a potencialização da violência com a flexibilização da posse e porte de armas que, para a CNBB, "ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade".

A diminuição das restrição do uso de armas de fogo foi uma das principais medidas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro em seu governo desde 2019 e segue como uma de suas bandeiras de campanha. Ele também questiona com frequência a segurança das urnas e do processo eletrônico de votação, utilizado no Brasil desde 1996, sem nunca ter havido nenhuma comprovação de fraude.

continua após publicidade

"Conclamamos a sociedade a participar das eleições, escolhendo candidatos que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família", informa a carta da CNBB, divulgada após uma reunião dos bispos católicos que ocorreu entre o último domingo, 28 de agosto, e esta sexta-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "CNBB: tentativas de romper ordem institucional põem processo eleitoral em xeque"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!