MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Cid: Bolsonaro abriu Alvorada e cedeu carro da Presidência para evitar prisão de blogueiros

O então presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o acesso ao Palácio da Alvorada a três blogueiros aliados que temiam ser presos pela Polícia Federal no dia em que as imediações do edifício sede da instituição, em Brasília, foram alvos de vandalismo, em d

Vinícius Valfré (via Agência Estado)

·
Escrito por Vinícius Valfré (via Agência Estado)
Publicado em 19.02.2025, 13:28:00 Editado em 19.02.2025, 13:37:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O então presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o acesso ao Palácio da Alvorada a três blogueiros aliados que temiam ser presos pela Polícia Federal no dia em que as imediações do edifício sede da instituição, em Brasília, foram alvos de vandalismo, em dezembro de 2022.

continua após publicidade

Os blogueiros Oswaldo Eustáquio, Bismark Fugazza e Paulo Souza telefonaram a Bolsonaro relatando a apreensão e o então presidente determinou que a entrada deles fossem liberadas. As informações constam no conteúdo da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O delator afirmou que disse a Bolsonaro que o auxílio prestado aos blogueiros "poderia causar problemas". O presidente, então, determinou que um "carro da Presidência levasse Oswaldo Eustáquio para o local que estava hospedado em Brasília". Os outros dois ficaram para jantar com o presidente.

continua após publicidade

Àquela altura, eles eram investigados por incitação a atos antidemocráticos e por envolvimento com as chamadas milícias digitais. Logo depois, tiveram a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

"Com medo de também serem presos, ligaram para o presidente Jair Bolsonaro, que mandou que autorizassem a entrada de Bismark, Paulo Souza e Oswaldo Eustáquio no Alvorada. A intenção era evitar que fossem presos", relatou Mauro Cid.

Conforme o relato de Cid, Bismark Fugazza e Paulo Souza entendiam que os CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores de armas), grupo armado que cresceu sobremaneira a partir de medidas tomadas por Bolsonaro, apoiariam um plano golpista.

continua após publicidade

"Entendiam que os CACs apoiariam o ex-presidente em uma tomada de decisão, como uma tropa civil em caso de um golpe", disse o tenente-coronel.

O quebra-quebra começou depois que a polícia prendeu o indígena José Acácio Serere Xavante, em 12 de dezembro de 2022. Apoiador de Bolsonaro, ele participava de acampamentos golpistas e havia feito ameaças contra o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com a prisão, na parte central de Brasília, um grupo de bolsonaristas tentou invadir a sede da PF e ateou fogo em carros e ônibus que estavam nas cercanias do prédio.

continua após publicidade

Hoje, Oswaldo Eustáquio está na Espanha e é considerado foragido. Ele é apontado como um dos principais alvos das milícias digitais por conta de sua atuação na internet com ataques e desinformação em favor de Bolsonaro.

Bismark e Paulo são do canal Hipócritas, do YouTube. Bismark, o dono do canal, foi preso em 2023 no Paraguai. Em seguida, foi liberado com a condição de usar tornozeleira eletrônica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Cid: Bolsonaro abriu Alvorada e cedeu carro da Presidência para evitar prisão de blogueiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!