MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Chile/Boric afirma que tratou de integração e Venezuela em reunião com Lula

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que discutiu, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a integração entre os dois países e também a situação da Venezuela. O mandatário chileno destacou ainda que ele e Lula trocaram convites

Matheus Piovesana, enviado especial (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Piovesana, enviado especial (via Agência Estado)
Publicado em 02.01.2023, 19:22:00 Editado em 02.01.2023, 19:25:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que discutiu, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a integração entre os dois países e também a situação da Venezuela. O mandatário chileno destacou ainda que ele e Lula trocaram convites para visitas de Estado.

continua após publicidade

"Temos muito trabalho e desafios conjuntos", afirmou ao sair de reunião bilateral com Lula no Palácio do Itamaraty, em Brasília. "Apresentamos uma proposta para trabalhar em torno da presidência do BID, que é exercida pelo Brasil, para que tenhamos um programa para as classes médias empobrecidas na América Latina no contexto da pandemia."

Boric disse que Chile e Brasil querem fortalecer mecanismos multilaterais da América do Sul, como a Celac e a Unasul. Diante disso, foi questionado sobre como os países veem a situação da Venezuela, que foi suspensa de mecanismos multilaterais nos últimos anos. O Brasil retomou relações com a Venezuela com a chegada de Lula ao Planalto.

continua após publicidade

"Conversamos da importância da solução para a crise que vive a Venezuela no último ano, e sobre a importância de que se reincorpore nos mecanismos multilaterais", comentou. "Uma das questões é justamente como a Venezuela se reincorpora no contexto sul americano, e em como garantimos que o processo de 2024 seja totalmente legítimo e tenha uma garantia para todos os atores", acrescentou.

O presidente chileno afirmou ainda que ele e Lula compartilharam entre si convites para visitas de Estado. Ele não deu detalhes, porém, sobre possíveis datas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Chile/Boric afirma que tratou de integração e Venezuela em reunião com Lula"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!