MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Chefe da polícia Civil na época do crime é preso; investigação vê obstrução

A investigação da Polícia Federal sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) aponta evidências de obstrução da apuração na própria Delegacia de Homicídios do Rio. De acordo com o inquérito, a sabotagem ocorreu "mediante ajuste prévio dos a

Pedro Augusto Figueiredo, Karina Ferreira e Gabriel de Sousa (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Augusto Figueiredo, Karina Ferreira e Gabriel de Sousa (via Agência Estado)
Publicado em 25.03.2024, 07:15:00 Editado em 25.03.2024, 07:19:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A investigação da Polícia Federal sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) aponta evidências de obstrução da apuração na própria Delegacia de Homicídios do Rio. De acordo com o inquérito, a sabotagem ocorreu "mediante ajuste prévio dos autores intelectuais com o então responsável pela apuração de todos os homicídios ocorridos no Rio", o delegado e ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa. O advogado Alexandre Dumans, que representa Rivaldo Barbosa, negou a participação dele no crime.

continua após publicidade

Segundo a PF, policiais foram negligentes em quatro situações: na hora de recolher as imagens das câmeras de segurança do local do crime; no desaparecimento do celular apreendido do suposto responsável por clonar o veículo usado nas execuções; na ausência de informações substanciais sobre busca e apreensão em uma empresa de um sócio dos Brazão; e na Operação Nevoeiro, que teria sido obstruída para "proteger contraventores".

Conforme a PF, Rivaldo Barbosa é suspeito de receber dinheiro para deixar de apurar homicídios cometidos pelo crime organizado no Estado. "Existia um sistema de pagamento mensal realizado pelas milícias para as delegacias. A DH (Delegacia de Homicídios), por exemplo, recebia mensalmente em torno de R$ 60 mil/R$ 80 mil", disse a PF.

continua após publicidade

'Carta-branca'

O delegado foi citado na delação de Ronnie Lessa. Segundo ele, Rivaldo Barbosa fez uma exigência: a de não matar a vereadora nas proximidades da Câmara Municipal. O objetivo seria afastar a hipótese de crime político. Lessa relatou ainda que Domingos Brazão "deixou claro que ele (Rivaldo Barbosa) é a carta-branca para o crime".

Depois do crime, Rivaldo Barbosa se solidarizou com as famílias e amigos das vítimas. "Ele falou que era questão de honra elucidar esse caso", disse a mãe de Marielle, Marinete da Silva, em entrevista à GloboNews, ontem. "A maior surpresa foi o nome do Rivaldo. Minha filha confiava nele."

continua após publicidade

Rivaldo Barbosa assumiu a chefia da Polícia Civil do Rio em 13 de março de 2018, véspera do crime. Ele foi nomeado pelo então interventor na segurança pública do Estado, general Braga Netto. O militar - que foi ministro da Casa Civil e Defesa de Bolsonaro e vice na chapa que disputou a reeleição em 2022 - foi escolhido pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). O decreto da intervenção federal foi baixado "diante do quadro de insegurança do Rio" e vigorou entre 16 de fevereiro e 31 de dezembro de 2018.

Livro

O delegado Giniton Lages, primeiro a ser designado para investigar o caso, foi alvo de buscas neste domingo, 24. A nomeação de Lages como titular da Delegacia de Homicídios na manhã após o crime, feita por Rivaldo Barbosa, é outra "coincidência" apontada no inquérito. "Os trabalhos de sabotagem se iniciaram no momento mais sensível da apuração, as horas de ouro, o que ensejou a perda de elementos de convicção importantes para a sua resolução, como a captação das imagens dos circuitos internos de televisão dos imóveis adjacentes ao local do crime", diz a investigação. Em 2022, Lages lançou o livro Quem Matou Marielle?, no qual diz que "se apaixonou" pela atuação da vereadora.

continua após publicidade

O comissário de polícia Marco Antônio de Barros Pinto também foi afastado. "(Lages e Barros Pinto) Foram fundamentais para a empreitada que garantiu a impunidade do crime até os dias atuais", disse a Procuradoria-Geral da República.

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Chefe da polícia Civil na época do crime é preso; investigação vê obstrução"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!