MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

CGU investiga possível adulteração do cartão de vacinação de Bolsonaro

A Controladoria-Geral da União informou que a apuração está sob sigilo; entenda o caso

Da Redação

·
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil
Icone Camera Foto por Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2023, 08:51:21 Editado em 18.02.2023, 08:51:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou, nesta sexta-feira (17), que investiga uma denúncia de adulteração do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República. O documento teria o registro da vacina contra a Covid-19.

continua após publicidade

O pronunciamento oficial veio após a informação ter sido publicada inicialmente pelo jornal "O Estado de S. Paulo". A reportagem teve acesso a uma troca de documentos entre a CGU e o Ministério da Saúde. Conforme o jornal, a CGU pede informações sobre o registro de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em Bolsonaro.

LEIA MAIS: Bolsonaro deseja permanecer nos EUA até depois do Carnaval

continua após publicidade

Especificamente, a CGU pede ao Ministério a confirmação do "dia e hora em que foi registrada a aplicação" da vacina que o ex-presidente teria tomado em 19 de julho de 2021, na Unidade Básica de Saúde Parque Peruche, em São Paulo.

O jornal informa, no entanto, que os documentos trocados entre os órgãos não apontam se esses dados teriam ou não inseridos de maneira fraudulenta no cartão virtual de Bolsonaro. Porém, o político já havia afirmado publicamente que não teria se vacinado contra a Covid-19.

Em nota, a CGU informou que a apuração está sob sigilo.

continua após publicidade


Sigilo

Jair Bolsonaro decretou sigilo ao próprio cartão de vacinação e a qualquer informação sobre as vacinas que ele possa ter recebido. A justificativa é que se trata de informação privada. A reportagem do "O Estado de S. Paulo" recordou, ainda, que um grupo hacker vazou na internet o que seria o cartão do ex-presidente. Nele, constava que Bolsonaro havia sido vacinado no dia 19 de julho de 2021.

Ao assumir a presidência, Lula determinou à CGU que analise todos os sigilos impostos pelo governo Bolsonaro. A intenção é que aqueles que estiverem em desacordo com a legislação sejam derrubados.

Um dos sigilos que a CGU analisa é justamente o imposto por Bolsonaro ao cartão de vacinação. De acordo com "O Estado de S. Paulo", a apuração sobre adulteração pode adiar a decisão da CGU sobre esse caso.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "CGU investiga possível adulteração do cartão de vacinação de Bolsonaro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!