MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Cenário em SP leva preocupação para a esquerda

As últimas semanas trouxeram más notícias para a esquerda em São Paulo. Pesquisas de intenção de voto - Datafolha, Paraná e Real Time - mostraram o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, em empate técnico ou atrás do prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas simulaç

Silvio Cascione (via Agência Estado)

·
Escrito por Silvio Cascione (via Agência Estado)
Publicado em 24.03.2024, 10:00:00 Editado em 24.03.2024, 10:07:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As últimas semanas trouxeram más notícias para a esquerda em São Paulo. Pesquisas de intenção de voto - Datafolha, Paraná e Real Time - mostraram o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, em empate técnico ou atrás do prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas simulações, especialmente para o segundo turno. À primeira vista, a disputa parece bem dividida, mas um olhar mais cuidadoso mostra que Nunes entrará na campanha como o favorito à reeleição.

continua após publicidade

Um deputado do PT resumiu bem o sentimento ao ver os números: nesta época do ano, com os transtornos das chuvas, os prefeitos geralmente perdem popularidade. Mas Nunes está crescendo. Do outro lado, aliados do prefeito se mostram cada vez mais otimistas.

A razão para o favoritismo de Nunes está em sua taxa de aprovação - não apenas o dado atual, mas o potencial de crescimento durante a campanha. Este não é um governo popular, mas também não é um governo odiado. A maioria da população não tem uma forte opinião formada sobre o prefeito, até há pouco tempo um desconhecido para a maior parte do eleitorado. Segundo o Datafolha, 43% avaliam o governo como regular, índice que tende a diminuir conforme a campanha traga os pontos fortes e fracos de sua gestão.

continua após publicidade

Somando o índice regular com o número dos que já aprovam a gestão de Nunes (29%, segundo o Datafolha), percebe-se que há espaço para que a aprovação de Nunes supere os 40% ou até os 50%. Os números de hoje do Datafolha são muito parecidos com os que Bruno Covas exibia a poucas semanas de sua reeleição - quando teve 59% dos votos válidos em segundo turno.

Boulos, portanto, precisará ir além de simplesmente tentar colar a imagem de Nunes à de Jair Bolsonaro. Boulos terá de criticar a gestão de Nunes e, mais que isso, provar para o eleitorado que pode ser um administrador melhor para a cidade. Nunes não tem experiência de campanha como prefeito, mas, ainda assim, a tarefa de Boulos parece improvável.

A se confirmar esse cenário, será importante prestar atenção à reação do PT e do governo. Lula se envolverá pessoalmente na disputa de São Paulo, trazendo ares de referendo sobre sua gestão. Uma derrota de Boulos em São Paulo, ainda que causada por fatores locais, tende a aumentar a preocupação do governo com o avanço do bolsonarismo e as chances de reeleição do próprio Lula em 2026. Se isso ocorrer em um período de queda da popularidade do governo - o que também parece provável -, pode aumentar o ruído sobre a política econômica, com maiores pressões sobre Banco Central, Petrobras e política fiscal.

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Cenário em SP leva preocupação para a esquerda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!