MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

CCJ do Senado aprova projeto que cria TRF-6 em Minas Gerais

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, 22, relatório favorável à criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com previsão de atendimento à região de Minas Gerais e em Belo Horizonte. O texto agora será analisado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2021, 17:21:00 Editado em 22.09.2021, 17:28:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, 22, relatório favorável à criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com previsão de atendimento à região de Minas Gerais e em Belo Horizonte. O texto agora será analisado pelo Plenário da Casa.

continua após publicidade

O projeto que cria o TRF-6 foi apresentado à Câmara dos Deputados - onde já foi aprovado - pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha, ex-presidente da corte.

A proposta tem como objetivo desafogar o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília, que responde por 12 Estados e o Distrito Federal - com a separação, Minas Gerais passa a ter uma jurisdição própria.

continua após publicidade

A medida prevê que novo tribunal terá 18 desembargadores, cargos criados com a extinção de 20 vagas de juízes substitutos do TRF-1. Além disso, a corte deve contar com cerca de 200 cargos em comissão.

O relator do tema no Senado é o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que deu parecer favorável ao projeto, com quatro emendas. O parlamentar considera a proposta 'essencial' para o acesso à Justiça em Minas, uma vez que o Estado responde por mais de 30% de todos os processos que tramitam no TRF-1.

O texto ainda aumenta de três para quatro o número de ministros do STJ que integram o Conselho da Justiça Federal (CJF), cujos presidente e vice-presidente são os mesmos da corte superior. Pela proposta, quando o TRF-6 for criado, o presidente do novo tribunal fará parte do conselho, assim como já ocorre com os presidentes dos demais tribunais regionais.

continua após publicidade

De acordo com o texto, o projeto prevê o TRF da 6ª Região receba a média de porcentagem do orçamento da Seção Judiciária de Minas Gerais nos últimos cinco anos, com possibilidade de complementação até o limite imposto à Justiça Federal pelo Novo Regime Fiscal.

No entanto, como mostrou o Estadão quando o projeto foi aprovado na Câmara, a criação do novo tribunal pode não gerar custos a curto prazo, mas com o tempo pode haver mais despesas com servidores, compras, entre outros detalhes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "CCJ do Senado aprova projeto que cria TRF-6 em Minas Gerais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!