MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Campanhas de Covas e Boulos destacam ações para a periferia e assistência social

A três dias do segundo turno das eleições em São Paulo, os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) usaram sua propaganda eleitoral na TV para destacar ações voltadas para a população mais pobre e na área de assistência social. Os dois conc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2020, 14:05:00 Editado em 26.11.2020, 14:12:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A três dias do segundo turno das eleições em São Paulo, os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) usaram sua propaganda eleitoral na TV para destacar ações voltadas para a população mais pobre e na área de assistência social. Os dois concorrentes ao cargo de prefeito tiveram maior proporção de votos na região do centro expandido no primeiro turno das eleições, e disputam votos na periferia.

continua após publicidade

Candidato à reeleição, Covas destacou programas da Prefeitura na área de segurança alimentar e o atendimento à população de rua durante a pandemia do coronavírus. Ele mostrou cidadãos atendidos pelo Cartão Merenda, que paga entre R$ 55 e R$ 100 a famílias de alunos da rede municipal de educação. Além disso, a propaganda mostrou moradores de rua que usam serviços de banho público e lavanderias, instalados durante a crise deste ano.

"A cidade decidiu que em primeiro lugar vem a vida, e nós não deixamos ninguém passar fome", diz Covas durante a propaganda.

continua após publicidade

Já Boulos exibiu depoimentos de mulheres que o conheceram no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e hoje têm moradia em locais reivindicados pelo grupo. A propaganda traz fotos antigas do candidato jovem, magro, durante seus primeiros anos no movimento. "Hoje estou na minha casa, graças a Deus, depois do Boulos", diz uma das entrevistadas.

Além disso, um dos trechos mostra o candidato no centro da cidade conversando com um morador de rua que pergunta sobre seus planos para combater a miséria na cidade. Boulos responde que o assunto foi uma das prioridades na sua vida.

A diferença entre os dois candidatos é de 11 pontos porcentuais, conforme a segunda pesquisa Ibope/TV Globo/Estadão do segundo turno. Covas e Boulos têm, respectivamente, 48% e 37% das intenções de voto. Há ainda 4% de indecisos, e 12% pretendem votar nulo ou em branco. Se considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e o porcentual de eleitores indecisos), o placar é de 57% a 43%.

continua após publicidade

Ataques

A campanha do PSOL exibiu imagens do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, na região, desativado. Em frente ao local, Boulos criticou as ações da gestão do PSDB na área da saúde e destacou realizações de sua vice, a ex-prefeita e deputada Luiza Erundina, nesse quesito. "A fila de exame para exame e consulta quase dobrou", critica.

Já Covas evitou críticas diretas ao adversário e apostou na imagem de político "responsável". Ele disse que ações bem sucedidas de gestões anteriores na Prefeitura tiveram continuidade. "Tem de parar esse negócio de parar um programa só porque é da gestão anterior", diz Covas na propaganda. "São Paulo não aceita parar nada que está funcionando."

continua após publicidade

Experiência

De forma sutil, as duas campanhas mencionaram o tema da experiência no setor público como quesito para um bom prefeito. A campanha tucana trabalha para vender a imagem de Covas como político mais preparado, e a do PSOL tenta rebater a tese de que Boulos não tem experiência para assumir o cargo.

"O que eu aprendi no movimento de luta por moradia, nenhum mandato parlamentar vai te ensinar", diz Boulos durante a propaganda, logo após a exibição de depoimentos de mulheres beneficiadas pelo MTST.

Já Covas é filmado atrás da direção de um carro, enquanto fala sobre a escolha do voto. "Quando eu vou escolher um candidato, vou escolher aquele que eu acho mais preparado", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Campanhas de Covas e Boulos destacam ações para a periferia e assistência social"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!