MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Bolsonaro recebe resgatados da Ucrânia em avião da FAB

Os brasileiros e estrangeiros resgatados da Ucrânia chegaram a Brasília nesta quinta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou com o grupo, que foi recebido na base aérea da capital pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O avião saiu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2022, 13:54:00 Editado em 10.03.2022, 14:00:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os brasileiros e estrangeiros resgatados da Ucrânia chegaram a Brasília nesta quinta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou com o grupo, que foi recebido na base aérea da capital pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O avião saiu de Varsóvia, na Polônia, ontem. Foram repatriadas 68 pessoas: 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano. Do total, 14 são crianças. O voo trouxe também 8 cachorros e dois gatos.

continua após publicidade

Um dos resgatados se identificou como Roni de Moura. Ele disse que o voo no cargueiro multifuncional KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) não foi confortável, mas "conforto era a última coisa que estávamos procurando" neste momento.

"O voo foi muito, muito cansativo. Quero dar um abraço na minha namorada e no meu filho", disse Moura, que estava em Kiev cursando o último ano da faculdade de Medicina.

continua após publicidade

A chegada do grupo foi acompanhada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por dezenas de aliados. A cerimônia teve ares de evento eleitoral, com a presença de autoridades do governo, de aliados, como o ex-senador Magno Malta, e transmissão ao vivo pelas redes sociais dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (União Brasil-SP). Os ministros Braga Netto (Defesa), Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Trabalho), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Gilson Machado (Turismo) também estiveram na cerimônia.

Em uma rede social, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que haverá "requisitos migratórios simplificados no desembarque e testagem e imunização" dos passageiros. "Caso alguém tenha resultado para covid 19, já será encaminhado diretamente para um hotel onde cumprirá a quarentena. Com o apoio das companhias aéreas brasileiras, vamos levar cada passageiro de volta para casa, até o seu destino final", informou.

O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que fará a testagem e a vacinação dos passageiros na base aérea de Brasília. "A pasta fará a vacinação contra a raiva dos Pets que acompanharam o voo."

continua após publicidade

Agenda positiva

A operação de repatriação é uma das tentativas do governo Jair Bolsonaro de emplacar uma agenda positiva relacionada à guerra. Ela foi organizada pelos ministérios depois de pressão popular sobre a demora do governo em prestar assistência consular à comunidade brasileira na Ucrânia.

Na ida, o avião KC-390 levou uma carga de 11,6 toneladas de ajuda humanitária, solicitada por diplomatas ucranianos. Entre os equipamentos doados, estão 50 purificadores de água, alimentos desidratados e insumos médicos, cedidos pelo Ministério da Saúde.

continua após publicidade

Até a deflagração do conflito, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, não havia orientação para que os brasileiros deixassem o território ucraniano, como recomendavam as potências ocidentais, e o governo brasileiro apostava, ao menos em público, numa desmobilização de tropas russas.

Nos primeiros dias de guerra, a orientação do Itamaraty era para que, quem quisesse, buscasse sair do país por meios próprios. Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores disse que não tinha condições de preparar um resgate.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsonaro recebe resgatados da Ucrânia em avião da FAB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!