MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Bolsonaro lembra que vetou emendas RP9 em 1º momento, mas teve decisão derrubada

O presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chamou o orçamento secreto de "maior bandidagem em 200 anos" em discurso no último sábado, 9.Bolsonaro disse ter vetado o pagamento das chamadas emendas de relato

Bruno Luiz e Eduardo Gayer (via Agência Estado)

·
Escrito por Bruno Luiz e Eduardo Gayer (via Agência Estado)
Publicado em 15.07.2022, 19:38:00 Editado em 15.07.2022, 19:44:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chamou o orçamento secreto de "maior bandidagem em 200 anos" em discurso no último sábado, 9.

continua após publicidade

Bolsonaro disse ter vetado o pagamento das chamadas emendas de relator, que dão origem ao escândalo revelado pelo Estadão, mas lembrou que a decisão depois foi derrubada pelo Congresso Nacional.

"Quando foi criado isso lá atrás, eu vetei. A derrubada do veto foi quase unanimidade. O PT votou para derrubar meu veto. Agora, o cara do PT diz que foi a maior bandidagem nos últimos 200 anos. Poderia ter orientado sua bancada a ter votado pela manutenção do voto. Quando o Congresso derruba o veto, é lei, não tem mais o que discutir", disse, durante transmissão nas redes sociais nesta sexta-feira, 15.

continua após publicidade

Bolsonaro chegou a vetar um dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano que determina que o governo execute emendas ao Orçamento 2022 de acordo com a ordem de prioridade determinada pelos seus autores, isto é, os parlamentares. O veto foi derrubado pelo Congresso no fim do ano passado.

O orçamento secreto ficou assim conhecido por ser um mecanismo de distribuição de recursos públicos para cooptar apoio ao governo na Câmara e no Senado. A execução das emendas é criticada, no entanto, pela pouca ou nenhuma transparência na distribuição, além da falta de critérios igualitários de divisão entre os parlamentares.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsonaro lembra que vetou emendas RP9 em 1º momento, mas teve decisão derrubada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!