MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Bolsonaro e disputa na esquerda motivam primeiras trocas de partido na Câmara de SP

Três vereadores da capital oficializaram a troca de legenda na primeira semana de janela partidária, aberta em 7 de março e que neste ano vai até 5 de abril. O período serve para que parlamentares que disputarão um novo mandato para a Câmara Municipal de

Samuel Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Samuel Lima (via Agência Estado)
Publicado em 14.03.2024, 20:29:00 Editado em 14.03.2024, 20:35:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Três vereadores da capital oficializaram a troca de legenda na primeira semana de janela partidária, aberta em 7 de março e que neste ano vai até 5 de abril. O período serve para que parlamentares que disputarão um novo mandato para a Câmara Municipal de São Paulo possam ingressar em um novo partido antes das eleições de 2024 sem correr o risco de perder o mandato na Justiça.

continua após publicidade

A disputa entre Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB), pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo em outubro, motivou uma troca dupla na esquerda. O vereador Adriano Santos deixou o PSB rumo ao PT, partido que apoia Boulos na capital paulista. Já o PSB atraiu a vereadora Jussara Basso, ex-líder do MTST, para o partido. Boulos e Tabata compareceram aos atos de filiação e deram as boas-vindas aos novos integrantes.

Os dois políticos terminaram como suplentes nas eleições de 2020 e assumiram o mandato no meio. Adriano Santos ocupa a cadeira de Camilo Cristófaro, o primeiro vereador cassado da história da cidade, em razão de um comentário racista na Câmara. Jussara passou a compor a legislatura com a eleição da titular, Erika Hilton, para uma vaga na Câmara dos Deputados.

continua após publicidade

A terceira troca não é exatamente uma novidade. O vereador Thammy Miranda deixa o PL. Ele ensaiava o movimento desde novembro de 2021, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro entrou para o partido em que disputaria a eleição presidencial no ano seguinte. O parlamentar, que é um homem trans, argumentou na época que tinha "ideias diferentes" e que havia sofrido ataques de membros da família do político. O destino escolhido foi o PSD, de Gilberto Kassab. Sua mãe, a cantora Gretchen, também se filiou ao partido e deve aparecer na campanha.

O ritmo de trocas é considerado normal entre parlamentares ouvidos peloEstadão, que confiam em um movimento definitivo mais para o final da janela. O PSDB, por exemplo, que vive com uma perspectiva de perder até 7 dos 8 vereadores em exercício, ainda não oficializou nenhuma baixa. Quatro deles deram a mudança como certa. Outro que já pediu desfiliação do partido, mas ainda não anunciou a escolha é o vereador Sidney Cruz, do Solidariedade.

A dança das cadeiras pode envolver ainda partidos da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Siglas como o Republicanos, por exemplo, que tem boa visibilidade em São Paulo com o governador Tarcísio de Freitas, tentam convencer alguns parlamentares a entrarem na chapa alegando menos concorrência do que em partidos com maior representação na Câmara, como MDB e União Brasil. Esse também acaba sendo um motivo para adiar a definição, para não dar passo em falso ou acabar numa via muito congestionada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsonaro e disputa na esquerda motivam primeiras trocas de partido na Câmara de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!