MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Bolsonaro corre o risco de perder apoio de evangélicos, diz pesquisadora

De acordo com a socióloga Maria das Dores Campos Machado, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do pentecostalismo, os grupos religiosos são compostos de diferentes perspectivas e há inúmeras lideranças com viés mais progress

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2021, 13:59:00 Editado em 26.01.2021, 14:03:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De acordo com a socióloga Maria das Dores Campos Machado, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do pentecostalismo, os grupos religiosos são compostos de diferentes perspectivas e há inúmeras lideranças com viés mais progressista, o que explica o pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro formulado por líderes evangélicos e católicos.

continua após publicidade

"A primeira coisa a ser dita é que a esfera religiosa reflete o que está acontecendo na sociedade como um todo. Os grupos religiosos são heterogêneos e têm diferentes perspectivas no seu interior", afirmou ao Estadão. A pesquisadora afirma ainda que o agravamento da crise do coronavírus pode inclusive afetar o apoio que o presidente recebe, desde 2018, das lideranças mais conservadoras.

O que significa um pedido de impeachment que tem como autores líderes evangélicos e católicos?

continua após publicidade

A primeira coisa a ser dita é que a esfera religiosa reflete o que está acontecendo na sociedade como um todo. Os grupos religiosos são heterogêneos e têm diferentes perspectivas no seu interior. O que a gente viu em 2018 foi um alinhamento de conservadores evangélicos, católicos e judeus em torno da candidatura do Bolsonaro e que vêm sustentando o presidente. Você tem padres e pastores que vão na porta do Palácio do Planalto cumprimentar o Bolsonaro ou fazer discursos a favor dele. Os grupos religiosos têm diferentes perspectivas. No caso específico desse movimento (pelo impeachment), você tem aí vozes dissidentes com relação aos conservadores.

Pode dar exemplos?

Não podemos esquecer que tanto o movimento evangélico quanto os católicos têm uma ala progressista que é minoritária mas que aparece em vários momentos da história brasileira. O PT foi criado com apoio de católicos e da ala progressista da CNBB. Há grupos como as Católicas pelo Direito de Decidir, as evangélicas que lutam pela igualdade de gênero, a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, há a Teologia Negra, um grupo preocupado com racismo estrutural. Você tem feministas evangélicas, e você tem minorias que são vozes dissidentes. E provavelmente é desse campo que vem essa mobilização de impeachment de Bolsonaro. É reflexo de uma mobilização maior que está acontecendo na sociedade brasileira.

continua após publicidade

O agravamento da crise de covid-19 pode afetar o apoio que pastores evangélicos dão a Bolsonaro desde a eleição de 2018?

Eu acho que sim, porque são vidas que estão sendo perdidas e isso mexe com famílias e com diferentes lideranças que vão, de uma certa forma, sentir isso dentro de suas comunidades. Então ele corre o risco de perder o apoio nesse meio. Embora a gente saiba que há também lideranças fisiológicas e que só largam o poder no último minuto. Mas existe sim uma possibilidade de ele perder popularidade, como aconteceu com Trump nos EUA. Ele caiu de 82% do apoio evangélico dos Estados Unidos nas eleições de 2016 e isso foi para 76% em 2020. Isso pode acontecer aqui no Brasil.

Existe clima para a abertura hoje de um processo contra o presidente no Congresso?

Eu acho que é importante que isso seja colocado e que a sociedade civil tome o máximo de iniciativa nesse sentido porque o presidente tem sido extremamente relapso e inconsequente. E a gestão dele tem sido muito maléfica para a população mais pobre e com menos recursos. A situação de Manaus, Pará e que está chegando em Rondônia... Está havendo um espraiamento do número de mortes e sem nenhuma preparação. Acho que essa é uma questão extremamente importante e acho que todos os grupos da sociedade que podem se manifestar nesse sentido deveriam fazê-lo. E acho muito saudável que comece a aparecer essas cisões também por parte dos grupos religiosos e a manifestação deles no espaço público com relação a isso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsonaro corre o risco de perder apoio de evangélicos, diz pesquisadora"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!