MAIS LIDAS
VER TODOS

APÓS ATAQUES

Biden é pressionado por presença de Bolsonaro nos Estados Unidos

Parlamentares dos EUA apontam que o país norte-americano não deve servir de "refúgio" para o ex-presidente

Da Redação

·
Foto tirada no dia 01 de janeiro de 2023
Icone Camera Foto por Thiago Amâncio/Folhapress
Foto tirada no dia 01 de janeiro de 2023
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.01.2023, 09:41:31 Editado em 09.01.2023, 10:18:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Joe Biden está sendo pressionado para resolver o problema com a presença de Jair Bolsonaro na Flórida. Parlamentares dos Estados Unidos apontam que, após as invasões neste domingo (08) às sedes do Governo Brasileiro, o país norte-americano não deve servir de "refúgio" para o ex-presidente.

continua após publicidade

Depois de assistir apoiadores do então presidente Donald Trump invadirem o Capitólio dos EUA dois anos atrás, o presidente Biden agora enfrenta uma pressão crescente para remover Bolsonaro de seu autoexílio nos arredores de Orlando.

LEIA MAIS: Polícia confirma prisão de 300 envolvidos em invasão; saiba mais

continua após publicidade

"Bolsonaro não deveria estar na Flórida", disse o parlamentar democrata Joaquin Castro à CNN. "Os Estados Unidos não deveriam ser um refúgio para esse autoritário que tem inspirado o terrorismo doméstico no Brasil. Ele deveria ser enviado de volta ao Brasil." Castro acrescentou que Bolsonaro, um seguidor de Trump, "usou o manual de Trump para inspirar terroristas domésticos".

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez compartilha essas opiniões: "Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida", tuitou neste domingo (08). "Quase dois anos depois do dia em que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, observamos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil."

Os comentários aumentam a pressão sobre Bolsonaro, e destacam a agora grande decisão que Washington precisa tomar sobre seu futuro.

continua após publicidade


O que pode acontecer com Bolsonaro?

Em um tuíte neste domingo (08), Bolsonaro rejeitou as acusações feitas contra ele pelo atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e disse que a invasão ultrapassou os limites do protesto pacífico.

Bolsonaro estava sob investigação em quatro inquéritos criminais no STF antes de deixar o cargo de presidente. Após a invasão deste domingo (08), especialistas jurídicos disseram que ele pode se tornar alvo de uma investigação do Supremo sobre protestos antidemocráticos, que já rendeu várias prisões de aliados dele.

continua após publicidade

Caso o ministro do STF, Alexandre de Moraes, assinar um mandado de prisão enquanto Bolsonaro estiver nos Estados Unidos, o ex-presidente é obrigado a voltar ao Brasil e se entregar à polícia. Se ele se recusar, o Brasil emite um alerta vermelho pela Interpol para solicitar sua prisão por agentes federais dos EUA.

Uma vez detido em solo norte-americano, o Brasil teria que buscar formalmente sua extradição. Bolsonaro estaria livre para apelar nos tribunais dos EUA, ou poderia tentar pedir asilo, embora isso não ofereça garantia de impedimento do seu retorno ao Brasil.

O ex-presidente panamenho Martinelli foi extraditado dos Estados Unidos de volta ao Panamá em 2018, três anos depois que a Suprema Corte do Panamá emitiu seu mandado de prisão.


Fonte: UOL.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Biden é pressionado por presença de Bolsonaro nos Estados Unidos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!