MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Bazana garante repasses do SUS para APAES do PR em janeiro

O valor dos repasses deve superar R$ 4 milhões

Da Redação

·
Bazana garante repasses do SUS para APAES do PR em janeiro
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2022, 10:23:38 Editado em 05.01.2022, 10:23:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana garantiu um ‘respiro’ financeiro para as APAES do Paraná neste início de 2022. Através de conversa com o secretário estadual da Saúde Beto Preto, uma resolução da SESA determinou o pagamento dos repasses do SUS pela média de atendimentos até o dia 31 de janeiro de 2022. Antes desta tratativa do deputado, o prazo dos repasses findaria em 31 de dezembro de 2021. O valor dos repasses deve superar R$ 4 milhões.

continua após publicidade

“Solicitamos junto ao secretário Beto Preto que esse prazo fosse estendido ao primeiro mês do ano de 2022, já que, sem essa resolução, as entidades ficariam sem dinheiro para o pagamento dos profissionais da área técnica e médica. Com essa medida, estamos beneficiando cerca de 270 APAES em todo o Paraná, garantindo a saúde financeira das escolas na área da saúde. Assim que solicitado, fui prontamente atendido, já que o Governo do Estado tem esse olhar solidário para com as APAES”, garantiu Bazana.

O secretário Beto Preto reafirmou o olhar humanitário do Governo do Estado em relação às instituições.

continua após publicidade

"Optamos pela continuidade do pagamento da produção ambulatorial para as APAES justamente pelo seu caráter peculiar e essencial até 31 de janeiro de 2022, conforme a Resolução Sesa 1112/2021, o que garante apoio financeiro às entidades. Isso representa um olhar humanitário e solidário, assegurando assim continuidade e assistência à saúde e financeira para as associações", afirmou.

Para o Presidente da Federação das APAES do Paraná Alexandre Augusto Botareli, o empenho do deputado Bazana traz grandes benefícios, principalmente, para as APAES menores.

“Muito importante essa conversa do deputado com o secretário porque janeiro é um mês que as APAES dão férias para alguns profissionais e tem poucos atendimentos, o que acaba gerando um valor de recebimento bem pequeno, e sendo garantido mais um mês de pagamento pela média, as entidades recebem o suficiente para honrar os compromissos financeiros. Por isso, em nome da Federação e de toda diretoria das APAES, agradeço o empenho do deputado Bazana, que faz parte do movimento apaiano e entende e sabe das demandas da entidade. Quero também agradecer ao secretário Beto Preto, pela sensibilidade e porque sempre tem sido parceiro presente nas demandas das APAES”, disse.

continua após publicidade

Entenda

Com a pandemia, as APAES, que recebem do SUS por procedimento, pararam de atender presencialmente. As resoluções federais criadas em 2020 para repasse dos pagamentos não incluíam as APAES, por isso, o Governo do Estado do Paraná determinou que as APAES pudessem receber pela média dos atendimentos realizados até dezembro de 2021, para que desta forma, o impacto financeiro fosse menor e os salários dos profissionais pudessem ser honrados. Agora, por intermédio do deputado Bazana, os recursos serão destinados também no mês de janeiro de 2022. A partir de fevereiro, as escolas retomam os atendimentos normais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Bazana garante repasses do SUS para APAES do PR em janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!