MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Barroso: 52% do custo do Judiciário é arrecadado pelo próprio Judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que "52% do custo do Judiciário é arrecadado pelo próprio Judiciário", durante o pronunciamento de abertura do Ano Judiciário de 2025 nesta segunda-feira, 3. "Nós somos contra q

Geovani Bucci e Lavínia Kaucz (via Agência Estado)

·
Escrito por Geovani Bucci e Lavínia Kaucz (via Agência Estado)
Publicado em 03.02.2025, 14:54:00 Editado em 03.02.2025, 15:00:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que "52% do custo do Judiciário é arrecadado pelo próprio Judiciário", durante o pronunciamento de abertura do Ano Judiciário de 2025 nesta segunda-feira, 3. "Nós somos contra qualquer tipo de abuso mas é preciso não supervalorizar críticas injustas", declarou.

continua após publicidade

Barroso ressaltou que o STF é a instituição de maior capilaridade no Estado brasileiro. E mencionou que a Corte custa R$132,8 bilhões, sendo 1,2% do Produto Interno Bruto, mas que o custo também inclui o Ministério Público e a Defensoria Pública, e o porcentual vem decrescendo ao longo dos anos.

"Conseguimos baixar em menos de um ano 8,4 milhões de execuções fiscais. Desde 2017 o Judiciário tem o mesmo orçamento", afirmou. "50% dos processos tramitam em gratuidade."

continua após publicidade

O ministro também disse que a Corte ajudou a preservar a institucionalidade no Brasil. "Num momento da história em que se verifica a erosão democrática em muitos países, impulsionada pelo autoritarismo, pela arrogância e pela supressão de direitos", apontou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "Barroso: 52% do custo do Judiciário é arrecadado pelo próprio Judiciário"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!