MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Barbalho: Lula disse que 'haverá de mediar assunto' de petróleo no Amazonas

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) vai mediar o conflito entre os ministérios de Meio Ambiente (MMA) e Minas e Energia (MME) em torno da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.Como mostro

Bruno Luiz (via Agência Estado)

·
Escrito por Bruno Luiz (via Agência Estado)
Publicado em 15.05.2023, 11:24:00 Editado em 15.05.2023, 11:31:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) vai mediar o conflito entre os ministérios de Meio Ambiente (MMA) e Minas e Energia (MME) em torno da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.

continua após publicidade

Como mostrou o Estadão, o projeto virou cabo de guerra entre Marina Silva e Alexandre Silveira, respectivos titulares das pastas. A ideia é defendida pela Petrobras, vinculado ao MME, mas sofre oposição de Marina Silva e do Ibama, que responde ao MMA e a quem cabe dar a licença para exploração.

Barbalho afirmou que Lula tem discutido o assunto diretamente com ele e com o governador do Amapá, Estados que abrangem a área cobiçada pela Petrobras para exploração.

continua após publicidade

"Lula disse que haverá de mediar o assunto com os ministérios de Minas e Energia e Meio Ambiente. Os governadores do Pará e do Amapá estão abordando assunto com presidente da República", afirmou Barbalho hoje, durante evento do Esfera Brasil.

O governador defendeu que a Petrobras tenha direito de "pesquisar" a possibilidade de exploração do petróleo e que, com a devida "compatibilização ambiental", o projeto seria uma boa "oportunidade".

"Defendo que o Ibama permita que a Petrobras possa pesquisar e, a partir daí, nos critérios ambientalmente corretos, definir qual a metodologia e mecanismo para exploração com menor impacto possível. A partir daí, permitir que essa oportunidade possa surgir", defendeu.

continua após publicidade

"Posso admitir que a França explore petróleo nessa mesma bacia há dez anos e o Brasil não se permita a pesquisar a oportunidade de que uma empresa da magnitude da Petrobras possa fazer o mesmo?", questionou também.

O governador admitiu, no entanto, que a exploração de combustíveis fósseis em um momento de discussões sobre renovação da matriz energética pode ser "contraditório".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Barbalho: Lula disse que 'haverá de mediar assunto' de petróleo no Amazonas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!