MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Aras divulga vídeo antigo no qual diz não aceitar 'alegação de fraudes' nas urnas

Três dias após os novos ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas, o procurador-geral da República Augusto Aras divulgou um vídeo nesta quinta-feira, 21, sem citar o chefe do Executivo, falando em 'necessidade de distanciamento, independên

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 21.07.2022, 18:02:00 Editado em 21.07.2022, 18:07:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Três dias após os novos ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas, o procurador-geral da República Augusto Aras divulgou um vídeo nesta quinta-feira, 21, sem citar o chefe do Executivo, falando em 'necessidade de distanciamento, independência e harmonia entre os Poderes'.

continua após publicidade

Publicada no canal do Youtube de Aras, a gravação é uma coletânea de declarações dadas pelo chefe do Ministério Público Federal a 'representantes da imprensa estrangeira' sobre o que o PGR chama de 'temas de interesse a toda população'.

Antes dos cinco minutos de falas do PGR serem reproduzidas, o vídeo registra que 'as instituições existem para intermediar e conciliar os sagrados interesses do povo, reduzindo a complexidade das relações entre governantes e governados'.

continua após publicidade

Em um dos trechos reproduzidos na gravação, Aras afirma: "Não aceitamos alegação de fraude porque temos um sucesso da urna eletrônica há muitos anos. Especialmente no que toca à lisura dos pleitos".

Sobre discurso de ódio, o PGR diz que a 'polarização no Brasil não é diferente de outros países. "Nós entendemos que a democracia é o movimento dos 'contrários' e passa por uma tensão permanente. Uma democracia se revela mais pujante, mais forte, na medida que ela consegue resistir com suas instituições a essa pressão contínua. Nos temos as nossas instituições funcionando", afirmou o PGR.

A menção às urnas eletrônicas no vídeo divulgado por Aras é breve. Boa parte do vídeo é dedicada a falas em o PGR comenta a atuação do órgão diante dos atos antidemocráticos que marcaram o feriado do 7 de setembro de 2021. O procurador-geral da República chega a dizer que sua gestão 'não faz escândalo' e respeita o devido processo legal.

continua após publicidade

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, o encontro de Aras com os jornalistas de veículos estrangeiros ocorreu no último dia 11, uma semana antes da reunião em que Bolsonaro, diante de diplomatas, voltou a alegar, sem provas, supostas fraudes nas eleições, a menos de três meses do pleito deste ano. O chefe do MPF está de férias.

Como mostrou o Estadão, a nova ofensiva do chefe do Executivo gerou uma reação em cadeia, em que mais de 60 entidades e instituições saíram em defesa da Justiça eleitoral e do sistema eletrônico de votação. O Tribunal Superior Eleitoral rebateu prontamente 20 alegações do presidente, ainda na segunda-feira, 18. Associações de integrantes da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também rechaçaram a narrativa do chefe do Executivo.

Dentro do Ministério Público Federal, a conduta de Bolsonaro gerou 'repulsa', sendo que a movimentação interna do órgão acabou pressionando o PGR. A principal entidade da classe, a Associação Nacional de Procuradores da República, afirmou que o 'atentado em curso ao processo democrático é uma afronta ao País e aos seus cidadãos'.

Procuradores dos Direitos do Cidadão em todo País acionaram a Procuradoria-Geral Eleitoral - chefiada por Aras - com uma representação por ilícito eleitoral. Além disso, um grupo de mais de 30 subprocuradores-gerais - ao todo são 71 - alertou que configura crime de responsabilidade 'utilizar o poder federal para impedir a livre execução da lei eleitoral'.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Aras divulga vídeo antigo no qual diz não aceitar 'alegação de fraudes' nas urnas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!