MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Após Lira vestir camisa de Bolsonaro, PP oficializa apoio à reeleição nesta 4ªF

O PP realiza nesta quarta-feira, 27, sua convenção nacional para declarar apoio oficial à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. Depois de ter endossado Geraldo Alckmin para o Palácio do Planalto em 2018, os partidos do Centrão embarca

Iander Porcella (via Agência Estado)

·
Escrito por Iander Porcella (via Agência Estado)
Publicado em 25.07.2022, 13:42:00 Editado em 25.07.2022, 13:47:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O PP realiza nesta quarta-feira, 27, sua convenção nacional para declarar apoio oficial à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. Depois de ter endossado Geraldo Alckmin para o Palácio do Planalto em 2018, os partidos do Centrão embarcaram no governo do ex-capitão e agora apostam no poder que ganharam com Bolsonaro para aumentar suas bancadas no Congresso a partir de 2023.

continua após publicidade

Uma das principais lideranças do PP, o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), participou neste domingo, 24, da convenção do PL que lançou Bolsonaro como candidato. O deputado vestiu, literalmente, a camisa da campanha à reeleição. Ele apareceu no ginásio do Maracanãzinho, no Rio, onde ocorreu o ato político, usando uma camisa polo azul com a frase 'Bolsonaro 22', que faz referência ao número do PL nas urnas.

Lira e Bolsonaro deverão estar juntos, novamente, na convenção do PP, que vai ocorrer no Auditório Nereu Ramos, na própria Câmara dos Deputados. O presidente da Casa está em Alagoas para fazer campanha, durante o recesso do Congresso, mas planeja retornar a Brasília para sacramentar o embarque de seu partido na campanha bolsonarista.

continua após publicidade

Durante um evento com empresários do setor industrial, em Belo Horizonte (MG), em 26 de maio, Lira defendeu em público a reeleição de Bolsonaro. "Só precisamos de mais quatro anos", declarou. Nos bastidores, contudo, como mostrou o Broadcast Político, os líderes do Centrão têm se mostrado insatisfeitos com a estratégia montada pela campanha do chefe do Executivo para conseguir votos.

Esses parlamentares avaliam que o presidente deveria se concentrar no Sudeste, em vez de cumprir agendas no Nordeste, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga as pesquisas de intenção de voto.

Na última eleição presidencial, o Centrão - formado principalmente por PP, PL e Republicanos - apoiou Alckmin, então no PSDB, mas o ex-tucano obteve menos de 5% dos votos no primeiro turno. Hoje, o ex-governador de São Paulo está filiado ao PSB e vai concorrer como vice de Lula.

continua após publicidade

Em agosto de 2020, após Bolsonaro ter tentado governar sem fazer alianças com os partidos no Congresso, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) assumiu a liderança do governo na Câmara. Depois, em fevereiro de 2021, Lira derrotou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e foi eleito para a presidência da Casa com apoio do Palácio do Planalto.

Em julho do mesmo ano, o presidente licenciado do PP, Ciro Nogueira, assumiu a Casa Civil, chamada por Bolsonaro de "alma do governo". Na ocasião, o presidente rebateu as críticas à sua aliança com os partidos que criticava na campanha eleitoral de 2018 e declarou: "Eu sou do Centrão".

Como parte do governo e no comando da Câmara, o PP acumulou poder nos últimos anos. E é nisso que o partido aposta para crescer, mesmo que Bolsonaro perca a disputa pela Presidência. "Nós temos o presidente da Câmara, Arthur Lira, temos o ministério mais importante do governo federal, com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Nós crescemos muito e nos tornamos a segunda maior força política do País. E queremos manter essa performance na estratégia que montamos para a eleição", afirmou o presidente nacional em exercício da legenda, deputado Claudio Cajado (BA), ao Broadcast Político.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Após Lira vestir camisa de Bolsonaro, PP oficializa apoio à reeleição nesta 4ªF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!