MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ANPR se une a Deltan e diz ao TCU não ver dano ao Tesouro com gastos da Lava Jato

A Associação Nacional dos Procuradores da República, principal entidade da classe, pediu ao Tribunal de Contas da União para ingressar como 'amiga da corte' no processo de tomada de contas sobre supostas irregularidades na gestão administrativa da força-t

Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 27.07.2022, 18:11:00 Editado em 27.07.2022, 18:13:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Associação Nacional dos Procuradores da República, principal entidade da classe, pediu ao Tribunal de Contas da União para ingressar como 'amiga da corte' no processo de tomada de contas sobre supostas irregularidades na gestão administrativa da força-tarefa da Lava Jato e em valores gastos em diárias, passagens e gratificações de desoneração de procuradores que atuaram na operação.

continua após publicidade

Entre os alvos do procedimento do TCU estão o ex-chefe da força-tarefa em Curitiba, Deltan Dallagnol, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e oito antigos integrantes da Lava Jato. O processo cobra a restituição de valores pagos em diárias e viagens, durante a vigência da Operação Lava, sendo que Deltan, por exemplo, terá de devolver R$ 2,8 milhões.

A entidade argumentou que tem entre suas principais funções da defesa de interesses da classe e ressaltou que o caso analisado pelo TCU, apesar de tratar especificamente da Lava Jato, também 'poderá produzir efeitos outros sobre direitos e interesses coletivos dos associados'.

continua após publicidade

A ANPR ainda argumentou que sua habilitação na tomada de contas é justificada pela 'ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo', citando a suposta prescrição de 'significativa parcela dos supostos débitos atribuídos aos responsáveis'. A entidade ainda alega 'prejuízo ao efetivo exercício do contraditório' e 'ausência de parâmetros reais para a quantificação do suposto dano ao erário'.

Além disso, a ANPR argumentou que, apesar das irregularidades imputadas a procuradores, 'há sólido entendimento das unidades técnicas responsáveis acerca da ausência de dano ao erário no que diz respeito ao pagamento de diárias, passagens e gratificações no âmbito da operação Lava-Jato'.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ANPR se une a Deltan e diz ao TCU não ver dano ao Tesouro com gastos da Lava Jato"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!