MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

André Puccinelli é condenado por improbidade e pode ficar inelegível por 5 anos

O juiz Lucas Medeiros Gomes, da 1ª Vara Federal de Campo Grande, condenou o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, por improbidade administrativa, determinando a suspensão de seus direitos políticos por cinco anos. O magistrado considerou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.05.2021, 19:48:00 Editado em 11.05.2021, 19:55:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O juiz Lucas Medeiros Gomes, da 1ª Vara Federal de Campo Grande, condenou o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, por improbidade administrativa, determinando a suspensão de seus direitos políticos por cinco anos. O magistrado considerou que Puccinelli feriu princípios da administração pública - legalidade, impessoalidade e moralidade - ao se "aproveitar de sua condição de superior hierárquico para influenciar e persuadir" servidores comissionados a votarem em candidatos de sua coligação nas eleições municipais de 2012.

continua após publicidade

A decisão foi dada no âmbito de uma ação em que o Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal em MS acusava o ex-governador por coação eleitoral de funcionários das Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETASS) e de Desenvolvimento Agrário e Turismo (SEPROTUR).

No documento encaminhado à Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, a Procuradoria apontou que o então governador do Estado fez reuniões em servidores comissionados, durante o período de campanha para as eleições de 2012, sendo que nos encontros o político lia os nomes de cada servidor, para que cada um confirmasse em qual candidato iria votar para os cargos de prefeito e vereador.

continua após publicidade

Uma das reuniões acabou sendo gravada por um dos funcionários públicos. Segundo o Ministério Público Federal, Puccinelli aparece na gravação "fazendo anotações e orientando alguns de seus subordinados a manter a intenção de voto em candidatos da coligação por ele apoiada". O vídeo foi periciado pela Polícia Federal e juntado aos autos da ação, sendo que a sentença que condenou o ex-governador apresenta uma transcrição de parte dos diálogos da reunião.

"Em trechos da reunião, realizada no diretório do PMDB, Puccinelli, ao notar a ausência de servidores, enfatiza a consequência da falta: 'Exonerando'. A coação foi replicada entre os presentes no encontro: 'Olha, já te chamou e você ficou com falta (…) Ia ser exonerado quem não veio'", explicou a Procuradoria.

Ao analisar o caso, Lucas Medeiros Gomes ponderou que não é lícito que Puccinelli, na qualidade de governador, indagasse seus subordinados acerca de seus candidatos a prefeito e vereador, anotando suas respostas e ainda advertindo-os que não poderiam mais mudar de opinião. "Trata-se de conduta gravíssima, uma vez que praticada com intenção de violar direito previsto constitucionalmente: voto direto e secreto", ponderou.

continua após publicidade

Segundo o juiz, a liberdade de escolha eleitoral dos servidores foi tolhida pela atuação do ex-governador que, se valendo de sua hierarquia funcional, "influenciou veemente diversos servidores a declinarem suas intenções de voto em favor dos candidatos por ele apoiados".

"Como disse o MPF 'o ex-governador quis, e certamente conseguiu, influenciar, por meio do óbvio e potente efeito intimidatório decorrente da possibilidade de exonerar qualquer comissionado sem necessidade de justificativa, a definição de voto deste, impedindo-o de livremente escolher seus candidatos (como deve ser numa verdadeira democracia). (…) A interferência indevida daquele que tem o poder de exonerar o servidor configura abuso indefensável e consubstanciador de quebra do dever de probidade do agente público'", registra a sentença.

COM A PALAVRA, O EX-GOVERNADOR E O MDB:

continua após publicidade

O MDB do Mato Grosso do Sul, esclarece que:

1. A decisão proferida pela justiça federal nos autos do processo n.o 0000525-43.2016.4.03.6000 / 1a Vara Federal de Campo Grande, não torna o Ex-Governador André Puccinelli inelegível, visto que, existem recursos cabíveis que serão apresentados em momento oportuno;

continua após publicidade

2. Tanto o MDB quanto o Ex-Governador confiam na justiça e que a verdade dos fatos prevalecerá com a sua consequente absolvição; 3. Estes fatos já foram apreciados por todas as instâncias da justiça eleitoral, sendo que em todas elas o ex-Governador foi absolvido destas acusações;

4. Apesar disso, o Ministério Público inconformado com as decisões da justiça eleitoral ingressou com a presente ação de improbidade administrativa sobre os mesmos fatos, sendo que, diferentemente das provas juntadas aos autos que confirmam a sua absolvição entendeu o douto magistrado diferentemente.

5. Diante disso, o MDB reafirma a sua plena confiança na integridade moral do Ex-Governador André Puccinelli e na sua consequente e definitiva absolvição nas instâncias recursais.

Campo Grande, 11 de maio de 2021.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "André Puccinelli é condenado por improbidade e pode ficar inelegível por 5 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!