MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

AM: Exército resgata embarcação com 23 eleitores após naufrágio no Rio Javari

Um grupo de 23 pessoas foi resgatado por militares na madrugada deste domingo, 6, após o naufrágio de uma embarcação na Comunidade de Palinares, no Rio Javari, no Amazonas. Os eleitores se deslocavam para votar em Estirão do Equador (AM), próximo à fronte

Juliana Domingos de Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Domingos de Lima (via Agência Estado)
Publicado em 06.10.2024, 16:19:00 Editado em 06.10.2024, 16:23:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um grupo de 23 pessoas foi resgatado por militares na madrugada deste domingo, 6, após o naufrágio de uma embarcação na Comunidade de Palinares, no Rio Javari, no Amazonas. Os eleitores se deslocavam para votar em Estirão do Equador (AM), próximo à fronteira com o Peru e a cerca de dois mil quilômetros de Manaus.

continua após publicidade

Segundo comunicado divulgado pelo Comando Militar da Amazônia, o grupo foi transportado até a base do pelotão e recebeu atendimento médico antes de voltar para casa.

O Estado do Amazonas tem mais de 2,7 milhões de eleitores e enfrenta desafios de logística nas eleições de 2024 devido à seca histórica que atinge o bioma amazônico, deixando rios com mínimas inéditas e comunidades isoladas.

continua após publicidade

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) cobrou em 2 de outubro providências do governo federal em relação à seca, que tem impedido a circulação entre as 74 aldeias da Terra Indígena (TI) do Vale do Javari, situada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, além de causar o adoecimento de seus habitantes pela falta de acesso à água potável.

A estiagem dificultou a distribuição das urnas que precisaram transportadas via helicóptero para algumas áreas remotas do Estado e chamou atenção da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que declarou em eventos oficiais que a Justiça Eleitoral estava mobilizada para garantir o direito ao voto da população da Amazônia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "AM: Exército resgata embarcação com 23 eleitores após naufrágio no Rio Javari"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!