MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Aliados de Bolsonaro relatam salto de seguidores após Musk comprar Twitter

Políticos e influenciadores bolsonaristas apontaram um aumento de seguidores em seus perfis no Twitter e atribuíram o crescimento à compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk, alegando que vinham sendo "censurados" pelas diretrizes da empresa. Dados d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2022, 11:31:00 Editado em 26.04.2022, 11:36:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Políticos e influenciadores bolsonaristas apontaram um aumento de seguidores em seus perfis no Twitter e atribuíram o crescimento à compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk, alegando que vinham sendo "censurados" pelas diretrizes da empresa. Dados do site SocialBlade, que monitora o desempenho dos usuários, confirmaram o crescimento acima da média desses perfis nesta segunda-feira, 25. Não há, porém, qualquer informação oficial da plataforma sobre alteração em suas regras de publicação.

continua após publicidade

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado afirmou ter conseguido um número recorde de seguidores na segunda-feira, apesar de não ter feito nenhuma publicação naquele dia. O SocialBlade mostra que 6.754 novos usuários chegaram ao seu perfil entre ontem e hoje, número muito superior à média dos dias anteriores, que girava em torno de 404 seguidores diários.

O mesmo foi relatado por Mário Frias, ex-secretário da Cultura. Ele ganhou dez vezes mais seguidores que no dia anterior. Foram 1.843 na segunda, ante 140 no domingo. Pré-candidato a deputado federal por São Paulo, ele disse estar sentindo "cheiro de liberdade" na plataforma após a aquisição por Elon Musk.

continua após publicidade

"Hoje meu número de seguidores voltou a crescer. Curiosamente, vejo que várias contas de direita voltaram a ganhar seguidores também. Parece que agora o algoritmo está impossibilitado de frear nosso alcance. Imaginem o quanto perdemos durante todo esse tempo!", publicou.

Seja por decisões judiciais ou violação das regras da plataforma, diversos perfis de personalidades ligadas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) já foram suspensos do Twitter. Entre eles, o blogueiro Allan dos Santos e o deputado federal Daniel Silveira, que tiveram suas contas removidas por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Elon Musk chegou à direção da rede social com a promessa de flexibilizar critérios e ampliar a liberdade de expressão na plataforma. Em uma publicação compartilhada por bolsonaristas, inclusive por Mário Frias, o bilionário diz esperar que até seus "piores críticos permaneçam no Twitter, pois isso é o que significa liberdade de expressão".

continua após publicidade

O humorista Carioca, apoiador do presidente Bolsonaro, repetiu a alegação de Gilson Machado e Mário Frias. "Tomara que essa plataforma pare de censurar pessoas e de tirar o direito da expressão. Elon Musk é uma esperança no meio das Bigs. Que sirva de lição para as outras!", publicou.

O perfil humorístico Joaquin Teixeira, também bolsonarista, fez publicações em tom de comemoração dizendo acreditar que, agora, será mais fácil se opor à comunidade LGBT na plataforma. "Eu nunca me senti tão livre aqui", escreveu. "Só ontem ganhei uns 6 mil seguidores. Isso levava meses".

A reportagem questionou o Twitter se de fato existe relação entre o aumento de seguidores e a compra da plataforma por Elon Musk, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Aliados de Bolsonaro relatam salto de seguidores após Musk comprar Twitter"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!