MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Alexandre Frota envia requerimento à PF para saber se também foi espionado pela Abin

O ex-deputado federal Alexandre Frota apresentou nesta sexta-feira, 26, à Polícia Federal (PF) um requerimento a fim de saber se ele foi monitorado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).No documento, o ator afirma que, durante o exercício de seu

Alex Braga (via Agência Estado)

·
Escrito por Alex Braga (via Agência Estado)
Publicado em 27.01.2024, 12:27:00 Editado em 27.01.2024, 12:32:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-deputado federal Alexandre Frota apresentou nesta sexta-feira, 26, à Polícia Federal (PF) um requerimento a fim de saber se ele foi monitorado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

continua após publicidade

No documento, o ator afirma que, durante o exercício de seu mandato parlamentar, "teve uma atuação pautada pela oposição à política estabelecida à época pelo Poder Executivo". Deste modo, segundo ele, a "atuação parlamentar incomodou sobremaneira o ex presidente da República, filhos e seus defensores".

Por isso, Frota questiona às autoridades de segurança se também foi vítima do que chama de "horrenda e ilegal 'espionagem' ou violação de privacidade."

continua após publicidade

Por fim, no documento destinado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o ex-parlamentar ainda disse que o ato tem pena prevista na legislação brasileira. "A ilegalidade do ato de 'espionagem' cometido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é flagrante, de vez que repele todos os princípios basilares do direito, seja ele Constitucional, Penal, Administrativo ou qualquer outro ramo da ciência do Direito."

Entenda o caso Ma última quinta-feira, 25, a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga espionagens ilegais feitas pela Abin durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os agentes foram às ruas cumprir 21 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, dentre eles o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que é o ex-diretor da instituição.

De acordo com a PF, uma "organização criminosa" se instalou na agência. O objetivo, afirma a PF, era "monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas", usando ferramentas de geolocalização de celulares sem autorização judicial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Alexandre Frota envia requerimento à PF para saber se também foi espionado pela Abin"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!