MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Alessandro Vieira rebate Flávio Bolsonaro sobre milícia: 'Tem conhecimento de causa'

A sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal foi marcada por uma troca de farpas entre Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O filho do ex-presidente sugeriu uma mudança no Projeto de Lei 3.283/2021 - que tipifica com

Isabella Alonso Panho (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabella Alonso Panho (via Agência Estado)
Publicado em 11.05.2023, 18:58:00 Editado em 11.05.2023, 19:01:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal foi marcada por uma troca de farpas entre Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O filho do ex-presidente sugeriu uma mudança no Projeto de Lei 3.283/2021 - que tipifica como terrorismo ações de grupos organizados - e o colega de Casa rebateu, dizendo que ele queria criar uma "milícia light" e que tem "conhecimento de causa" sobre o assunto.

continua após publicidade

O projeto de lei que estava sendo discutido nesta quarta-feira, 10, é de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e pretende mudar artigos da Lei Antiterrorismo e do Código Penal para enquadrar como terrorismo ações de organizações criminosas.

Uma das propostas contidas no PL é que o crime de formar milícia privada tenha uma pena maior. Hoje, a punição é de quatro a oito anos. A proposta de Valentim inclui uma multa e eleva a pena para cinco a dez anos. Durante a votação, Flávio Bolsonaro fez um destaque para sugerir uma emenda, para que nesse artigo constem definições do que são as organizações criminosas que já estão nesse artigo do Código Penal.

continua após publicidade

O filho do ex-presidente defendeu que a milícia particular seja "compreendida como toda associação ou organização que, a pretexto do exercício, alegação do exercício ou o oferecimento de serviço público ou assemelhado, exige pagamento de qualquer quantia ou vantagem indevida, mediante o emprego de violência ou grave ameaça". Já grupo criminoso e esquadrão "são aqueles formados para o extermínio de pessoa", sugeriu o senador.

O que sugeria o destaque de Flávio Bolsonaro? Que no artigo 288-A do Código Penal fique descrita a definição detalhada do que são milícias particulares e o que são as outras organizações criminosas previstas no artigo

"Para não deixar margem para interpretação judicial, a ideia é simplesmente definir o que é isso", argumentou o filho do ex-presidente.

continua após publicidade

Na sua vez de opinar sobre esse destaque, Alessandro Vieira disse que "a emenda apresentada pelo senador Flávio, e, evidentemente, tenho todo o respeito pelo seu conhecimento da causa, cria uma espécie de 'milícia light', que é aquela milícia que não mata as pessoas, e uma milícia mais grave, que seria dos esquadrões da morte, tão conhecidos".

O tucano também argumentou que a sugestão de Flávio pode mudar "a caracterização de milícia de todo o restante do Código Penal". Se o destaque fosse aprovado, o texto constaria na principal legislação penal do País e poderia mudar a interpretação da Justiça em todos os casos sobre o assunto.

Desfecho

continua após publicidade

Minutos depois, a palavra voltou para o senador carioca, que rebateu Vieira. "Para refutar o tom irônico com que alguns tentam levar a discussão, como se eu tivesse algum interesse em beneficiar miliciano, o Rio nunca prendeu tantos milicianos como nos últimos anos, em um governo aliado nosso", disse Flávio Bolsonaro.

O autor do projeto de lei, Styvenson Valentim, e o relator, Jorge Kajuru (PSB-GO), foram contra o destaque de Flávio. Os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Sérgio Moro (União Brasil-PR) defenderam o filho de Jair Bolsonaro (PL). Diante da discussão, Flávio retirou o destaque sugerido.

O projeto de lei foi aprovado pela CCJ do Senado e seguirá para votação no plenário da Casa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Alessandro Vieira rebate Flávio Bolsonaro sobre milícia: 'Tem conhecimento de causa'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!