MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Alesp rejeita processo contra deputado que sugeriu colocar 'cabresto' em parlamentar

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo rejeitou nesta terça-feira, 7, a abertura de processo contra o deputado Welligton Moura (Republicanos) por quebra de decoro parlamentar. A representação havia sido protocolada pela deputada Mônica

Natália Santos (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Santos (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2022, 20:31:00 Editado em 07.06.2022, 20:34:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo rejeitou nesta terça-feira, 7, a abertura de processo contra o deputado Welligton Moura (Republicanos) por quebra de decoro parlamentar. A representação havia sido protocolada pela deputada Mônica Seixas (PSOL), que pedia a cassação do deputado por ele ter dito que iria colocar "cabresto na boca" dela. Foram 5 votos contrários e 4 a favoráveis à abertura do processo.

continua após publicidade

A fala foi dita no dia 18 de maio durante uma sessão. Ao se referir a Mônica, Wellington afirmou: "No momento que eu estiver ali (no cargo de presidência da Casa), vou sempre colocar um cabresto na sua boca porque eu não vou permitir que Vossa Excelência perturbe a ordem dessa Assembleia", disse.

Na véspera, 17 de maio, Mônica reagiu a uma fala reagiu do deputado Douglas Garcia (PTB), ressaltando que transfobia é crime. Neste momento, com dois parlamentares falando ao mesmo tempo, Wellington Moura, que estava presidindo a sessão, pediu que o microfone da deputada fosse cortado.

continua após publicidade

Os deputados Adalberto Freitas (PSDB), Altair Moraes (Republicanos), Delegado Olim (PP), Campos Machado (Avante) e Estevam Galvão (União Brasil) se posicionaram contra a continuidade do processo. Enio Tatto (PT), Barros Munhoz (PSDB), Marina Helou (REDE) e Maria Lúcia Amary (PSDB) foram a favor. A Erica Malunguinho (PSOL) não esteve na reunião.

No final de maio, Mônica protocolou uma representação criminal contra Wellington na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), pedindo a investigação do parlamentar por injúria racial.

"Houve ofensa à dignidade e decoro da Deputada Monica Seixas em sua forma mais vil e cruel que é utilizando uma ferramenta que pessoas negras escravizadas eram submetidas para que se calassem e servissem ao escravocrata. O Deputado Wellington Moura animaliza a Deputada Monica Seixas, assim como os escravocratas num período já condenado da história do Brasil", disse a representação entregue à Polícia pela deputada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Alesp rejeita processo contra deputado que sugeriu colocar 'cabresto' em parlamentar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!