MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Acuado por ativistas, município derruba lei que autorizava sacrifício de animais

A Câmara de Vereadores de Conde (região metropolitana de João Pessoa, a 20km da capital) revogou na tarde desta segunda, 27, uma lei que autorizava o sacrifício de animais de grande e médio porte apreendidos, passados 15 dias sem que alguém os reclamasse.

Isabella Alonso Panho, especial para O Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabella Alonso Panho, especial para O Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 28.02.2023, 17:32:00 Editado em 28.02.2023, 17:37:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Câmara de Vereadores de Conde (região metropolitana de João Pessoa, a 20km da capital) revogou na tarde desta segunda, 27, uma lei que autorizava o sacrifício de animais de grande e médio porte apreendidos, passados 15 dias sem que alguém os reclamasse.

continua após publicidade

A lei estabelecia que esses animais também poderiam 'ser levados a leilão em hasta pública' e 'doados'. O texto foi proposto por iniciativa do Executivo e estabelece protocolos para o município lidar com o abandono de animais em vias públicas.

Diante da pressão de movimentos sociais e lideranças da proteção animal, a prefeita de Conde, Karla Pimentel (PROS) suspendeu a eficácia da lei no sábado, 25, e solicitou que fosse convocada uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores nesta segunda, 27, para discutir a revogação do texto. Ela reconhece que a interpretação da lei revogada é 'dúbia'.

continua após publicidade

O intuito da lei, de acordo com a prefeita, seria criar no âmbito municipal o serviço de recolhimento desses animais, o que permitiria, no futuro, a contratação de uma empresa privada por meio de licitação.

Novas reuniões serão convocadas para discutir com a sociedade o texto de uma nova lei sobre o assunto.

A polêmica lei havia sido publicada em 17 de fevereiro, mas ganhou repercussão na semana passada. Fabíola Rezende (PSB), vereadora de João Pessoa, cidade vizinha de Conde, afirma que a normativa 'é um absurdo nos dias atuais, vai totalmente à contramão do que se defende e o que está previsto na legislação de defesa e proteção dos animais'.

continua após publicidade

Parte da revolta dos movimentos ocorreu devido a uma 'interpretação equivocada' de que a lei de Conde poderia ser aplicada também a animais domésticos, como cães e gatos, pois o dispositivo que fala sobre sacrifício não deixa claro a que porte de animal se referia.

Ao Estadão, Pimentel disse que foi vítima de 'uma fake news de que iríamos exterminar animais'.

Ela afirma que propôs o projeto de lei depois de receber um abaixo-assinado de moradores reclamando de 'animais de produção, de médio e grande porte, como caprinos, suínos, cavalos, boi, que saem dos seus cercados e invadem a pista urbana', o que pode causar acidentes fatais. A reportagem teve acesso ao abaixo-assinado, que também foi levado ao Ministério Público.

continua após publicidade

"De uma hora para outra minha vida virou um inferno. Disseram que eu deveria praticar eutanásia com os meus filhos, tive que tirá-los da cidade." Pimentel afirma que sofreu inúmeros ataques pessoais por causa da lei.

Em uma mensagem, cujo print foi enviado ao Estadão, uma usuária do Instagram deseja à prefeita uma 'morte bem lentinha (sic) e agonizante'. "A rede social pode ser a ascensão e também a destruição do ser humano", queixa-se a prefeita.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Acuado por ativistas, município derruba lei que autorizava sacrifício de animais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!