MAIS LIDAS
VER TODOS

eleições

Abílio Brunini derrota PT e é eleito prefeito de Cuiabá (MT)

Brunini é um dos integrantes mais radicais da bancada do PL e teve 53,80% dos votos válidos

Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Abílio Brunini (PL)
Icone Camera Foto por Reprodução
Abílio Brunini (PL)
Escrito por Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 27.10.2024, 17:53:00 Editado em 27.10.2024, 18:46:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado Abílio Brunini (PL) foi eleito prefeito de Cuiabá neste domingo (27), com apoio direto do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi seu maior cabo eleitoral nesta campanha. Brunini é um dos integrantes mais radicais da bancada do PL e sua vitória é considerada também a do ex-presidente da República.

continua após publicidade

O agora prefeito eleito teve 53,80% dos votos válidos, um total de 171.324 votos. Ele disputou o segundo turno com Lúdio Cabral(PT), que teve 46,20% dos votos.

📰 LEIA MAIS: Acompanhe a apuração em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa

continua após publicidade

Brunini já havia terminado na frente no primeiro turno, quando teve 39,6% dos votos. Lúdio, seu adversário, teve 28,3%. Cuiabá é a capital de Mato Grosso, um dos Estados em que o setor agropecuário tem mais poder político - e o grupo é majoritariamente antipetista. Nas eleições gerais de 2022, Jair Bolsonaro teve 61,5% dos votos na cidade no segundo turno, contra 38,5% de Lula. O número de dois anos atrás já indicava a dificuldade que um candidato petista teria no local.

O agora prefeito eleito concorreu em uma coligação onde o PL era o único partido relevante. Novo, PRTB e DC completavam o grupo. Lúdio perdeu mesmo tendo aglutinado uma coligação mais ampla, com PT, PSD, PC do B, PV, Psol e Rede.

Essa configuração reproduz em alguma medida as fórmulas da eleição de 2022. Bolsonaro focou na direita, enquanto o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscou atrair setores de fora da esquerda. A diferença é que, em Cuiabá, a aliança mais ampla perdeu.

continua após publicidade

Bolsonaro entrou de cabeça na campanha de Brunini, enquanto Lula não fez o mesmo por seu aliado. Lúdio tinha como vice em sua chapa Rafaela Fávaro (PSD), filha do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) chegou a ir a Cuiabá demonstrar apoio ao candidato do PT.

Abílio Brunini tem 40 anos e é arquiteto. Está em seu primeiro mandato como deputado federal. Antes, de 2017 a 2020, foi vereador em Cuiabá pelo antigo PSC. Ganhou notoriedade em 2023, batendo boca em defesa de bolsonaristas na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre os ataques às sedes dos Poderes de 8 de janeiro daquele ano - Brunini era suplente no colegiado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Abílio Brunini derrota PT e é eleito prefeito de Cuiabá (MT)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!