Facebook Img Logo
Mais lidas
Política

Com eventos para a comunidade brasileira lotados, Bolsonaro chega ao Japão

.

FATIMA KAMATA

TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - O deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) desembarcou na tarde desta sexta-feira (23) em Tóquio, onde iniciou seu segundo giro internacional. A comitiva integrada por três filhos do pré-candidato, além de dois deputados federais, passará três dias no Japão e seguirá depois para a Coreia do Sul e para Taiwan. 

Segundo o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), a viagem é financiada com recursos próprios. Como presidente da Liga Parlamentar Brasil-Japão, Nishimori viaja anualmente ao país em Missão Econômica e de Amizade. 

Desta vez é diferente. A missão parlamentar é fruto da solicitação do deputado Jair Bolsonaro a Nishimori por estar à frente da Liga. O pré-candidato diz que o objetivo da missão é conhecer e estudar o sistema do governo japonês, principalmente na área da educação e da tecnologia.

A viagem prevê também encontro com a comunidade brasileira, assim como foi feito nos Estados Unidos, onde Bolsonaro esteve em outubro passado. Através das redes sociais e com a ajuda de voluntários locais, a equipe do deputado agendou encontros em dois locais para este domingo (25). O primeiro será em Hamamatsu (260 km a sudoeste de Tóquio), cidade onde vive o maior número de brasileiros, cerca de 8.000.

Há 30 anos residente no Japão, João Masuko abriu as portas de seu restaurante para receber até 200 interessados em conhecer Bolsonaro, Em menos de 24 horas, o empresário conseguiu preencher todas as vagas gratuitas e ainda fazer uma lista dupla. Para esse público excedente, haverá um telão instalado no estacionamento que fica no terceiro andar do mesmo prédio.

O promotor de eventos Mário Makuda diz estar impressionado com a repercussão. Ele está responsável pela organização dos encontros do deputado Bolsonaro com a comunidade brasileira. "Não sou filiado a nenhum partido nem tenho preferência por ninguém. Só resolvi ajudar porque acho importante sabermos o que os políticos têm a nos dizer", afirma o neto de japoneses que vive há 27 anos no Japão.

Para o segundo encontro, foram reservados 300 lugares em um prédio onde funcionou o primeiro shopping brasileiro do Japão. Ele fica na cidade de Oizumi (90 km a noroeste de Tóquio), conhecida como "Brazilian Town" devido à estrutura e à concentração de brasileiros. Cerca de 10% do total de 40 mil habitantes é formada por gente que veio do Brasil.

O deslocamento da comitiva será feito de trem-bala shinkansen, mas para chegar até Oizumi, será preciso recorrer ao carro. Para essa tarefa, Makuda terá a ajuda de motoristas voluntários em cinco vans. Por orientação da polícia local e a fim de evitar confusão devido à aglomeração de pessoas, em cada local haverá dez seguranças que atuarão de graça.

Banner anuncia ida do deputado Jair Bolsonaro ao Japão Reprodução Banner anuncia ida do deputado Jair Bolsonaro ao Japão, com a mensagem "Missão Ásia: Educação e Inovação". O parlamentar aparece na foto com seus três filhos políticos

AGENDA

Na segunda-feira, os compromissos serão todos em Tóquio. De manhã, Bolsonaro e comitiva irão ao Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, onde técnicos da pasta deverão explicar como é o sistema de ensino do Japão.

Depois do almoço na residência oficial do Embaixador do Brasil, André Corrêa do Lago, a comitiva conhecerá o setor de inovação da empresa NEC e, no fim do dia, Bolsonaro fará palestra fechada a executivos da Keidanren, a federação da indústria do Japão.

A viagem de três dias no Japão deverá se encerrar em uma churrascaria brasileira de Tóquio. Essa recepção para a comitiva de parlamentares está sendo organizada por empresários e deverá contar com cerca de 150 convidados pagantes.

Somente esta parte da programação está sendo divulgada também em japonês.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber