MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Jean Wyllys diz que '80%  do PSOL' considera Boulos o melhor candidato

CATIA SEABRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Parlamentares e o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, reagiram nesta quarta-feira (14) às declarações do professor Plínio de Arruda Sampaio Jr, segundo quem o partido vai se transformar em um "puxadinho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.02.2018, 20:35:00 Editado em 14.02.2018, 20:35:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CATIA SEABRA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Parlamentares e o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, reagiram nesta quarta-feira (14) às declarações do professor Plínio de Arruda Sampaio Jr, segundo quem o partido vai se transformar em um "puxadinho" do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) se lançar Guilherme Boulos à Presidência da República. 

Pré-candidato à Presidência com o apoio de cerca de 20% do PSOL, Plininho, como é conhecido, disse que o PSOL não deve ser um "PT recauchutado". O deputado federal Jean Wyllys (RJ) afirmou que Plininho é sectário ao criticar o fato de Boulos defender o direito de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar a Presidência.

continua após publicidade

"Tenho respeito pelo Plininho e admirava muito o pai dele [Plínio de Arruda Sampaio], uma pessoa que fez muito pela esquerda brasileira. Mas acho que ele também precisa ser mais respeitoso com o Guilherme Boulos e com o PSOL. O partido terá em março uma conferência eleitoral para escolher nossa chapa presidencial, e Plininho poderá defender seus ideias e apresentar sua proposta, mas, sejamos realistas, 80% do partido acha que Guilherme Boulos é nosso melhor candidato", disse Wyllys.

Segundo Wyllys, o PSOL não deve ser a "esquerda do ressentimento, mas do futuro. E  Boulos encarna melhor essa proposta", declarou.

"Quando Plininho  critica  Boulos por defender o direito de Lula ser candidato, ele está sendo sectário. Nós podemos apresentar uma candidatura própria com nosso programa e, ao mesmo tempo, defender um pleito democrático no qual o candidato que lidera as pesquisas não seja impedido de concorrer. Podemos fazer críticas aos governos do PT e, ao mesmo tempo, reconhecer os avanços sociais que produziram", afirmou.

continua após publicidade

O presidente do PSOL rechaça, por sua vez, a acusação de que o partido atropela seus militantes ao optar por Boulos. Medeiros afirma que o processo de definição da candidatura do PSOL foi estabelecido pelo 6º Congresso Nacional do PSOL, "composto por delegados e delegadas eleitos em todo o Brasil". Segundo ele, "a proposta de realização de uma conferência eleitoral foi amplamente vitoriosa, suas regras são públicas e o processo de inscrição de candidaturas está aberto".

Medeiros diz ainda que Boulos está discutindo diretamente com dirigentes do partido a possibilidade de filiação. Além de Boulos e Plininho, há mais três nomes inscritos. "Isso faz do PSOL o partido mais democrático do Brasil. Quem reclama do processo de definição da candidatura presidencial, na verdade, preferia que o partido se arrastasse numa luta interna sem fim, para fazer propaganda de ideias que não encontram qualquer eco internamente", atacou.

Embora tenha defendido a convocação de prévias para escolha do candidato, o deputado federal Chico Alencar (RJ) lembra que a proposta de realização de conferência estadual foi votada no congresso do partido, em dezembro. O deputado diz que "cada um pode expressar suas opiniões políticas no PSOL, como Plininho fez". Mas depende a filiação de Boulos o quanto antes.

"Boulos filiar-se (quanto antes, melhor) é uma conquista importante para o PSOL, pois temos ainda pouca inserção nos movimentos populares. Não cabe, nem semanticamente, essa de 'puxadinho' dos sem-teto. Temos que ser, mais e mais, ferramenta do povo que luta, organizado, por seus direitos mais básicos nesse país tão injusto e desigual. Não há perigo de nossa candidatura presidencial, qualquer que seja, deixar de ter visão crítica em relação a práticas e alianças do PT", afirmou Chico Alencar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Jean Wyllys diz que '80%  do PSOL' considera Boulos o melhor candidato"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!