Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Política

Região tem 56,1 mil eleitores impedidos de votar em outubro

.

Levantamento feito pela Tribuna do Norte revela que, em números atualizados desta semana, cerca de 56.160 eleitores estão com seus títulos cancelados na região de Apucarana. Com isso, eles não poderão votar nas eleições de outubro deste ano se até lá não tiverem a situação regularizada junto à Justiça Eleitoral. Já os eleitores aptos a votar somam 361.204.

O levantamento foi feito em trinta cidades da região de Apucarana, que inclui todos os municípios do Vale do Ivaí, mais Arapongas, Sabáudia, Manoel Ribas e Ortigueira.O cancelamento dos títulos eleitorais refere-se, na maioria, àqueles eleitores que não compareceram para fazer o recadastramento biométrico no período convocado pela Justiça Eleitoral quando do procedimento realizado em Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Marilândia do Sul, São João do Ivaí, Manoel Ribas e Ortigueira. 

Também fazem parte da lista de títulos cancelados eleitores que não compareceram para votar nas três últimas eleições e não justificaram o motivo perante a Justiça Eleitoral.De acordo com Andrea Silva Milanin, chefe do Cartório Eleitoral de Apucarana, os eleitores que tiveram seus títulos cancelados poderão regularizar sua situação até o dia 9 de maio. Este é também o prazo final para solicitação de novos títulos eleitorais, de segunda via e transferência de domicílio visando as eleições deste ano.A partir do dia 10 de maio até as eleições em segundo turno, os cartórios eleitorais estarão ocupados exclusivamente com os trabalhos do  processo eleitoral de outubro.

BIOMETRIA
Até agora o Paraná já fez o recadastramento biométrico de 6,5 milhões de eleitores, o correspondente a 85% do eleitorado do Estado, em 251 cidades. Trinta municípios ainda estão passando pelo processo nos primeiros meses deste ano. A previsão é a de que todos os eleitores paranaenses passem pela revisão biométrica até 2019.A terceira fase da revisão biométrica no Paraná teve início no dia 15 de janeiro, estendendo-se até 23 de março. Nessas trinta cidades a biometria pretende atingir 170.493 eleitores.

Em todo o País, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já foram recadastrados na biometria 72,6 milhões de eleitores. Isto representa 56,5% do eleitorado, hoje em torno de 146,5 milhões de brasileiros.A meta do TSE para este ano é ter pelo menos 9,8 milhões de eleitores já incluídos no processo biométrico, devendo estarem aptos a votar ainda nas eleições de outubro através deste sistema. A meta é atingir todo o eleitorado até 2022.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber