Facebook Img Logo
Mais lidas
Política

Câmara de Apucarana muda sessões da noite para a tarde

.

A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou nesta quarta-feira (7), em primeira discussão, durante sessão extraordinária, projeto de resolução da Mesa Executiva que altera dispositivos do Regimento Interno da Casa. O projeto muda definitivamente o horário da sessão ordinária de segunda-feira das 20 horas para as 16 horas.

Desde meados do ano passado, as sessões ordinárias vêm sendo realizadas provisoriamente no período da tarde, devido às obras de reforma do prédio do Legislativo. A mudança definitiva do horário teve o aval da maioria em plenário, com os votos contrários dos vereadores Edson da Costa Freitas (PPS), Gentil Pereira (PV), Lucas Leugi (Rede) e Rodolfo Mota (PSD).

O projeto de resolução é assinado por Mauro Bertoli (DEM), presidente do Legislativo; Franciley Preto Godoy (PSB), o Poim, vice-presidente; Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), primeiro secretário; e Márcia Regina da Silva Sousa (PSD), segunda secretária.

Segundo o presidente da Câmara, Mauro Bertoli, a mudança do horário da noite para a tarde atende a uma proposta da maioria dos vereadores. Ele assinala que, desde quando as sessões passaram a ser realizadas à tarde, a partir do segundo semestre do ano passado, constatou-se que no período da tarde tem havido uma participação maior da população, inclusive diversificada. “Á noite vêm sempre as mesmas pessoas, mas à tarde o comparecimento é maior e diversificado”, explica Bertoli. Conforme assinala, durante o dia também podem participar das sessões o morador da zona rural e outras pessoas que procuram a Prefeitura para tratar de seus interesses pessoais.

Bertoli justifica ainda que a realização de sessões durante o dia é uma tendência das grandes cidades e, principalmente, onde existe uma imprensa bastante atuante que cobre os trabalhos do Legislativo. Ele cita que isso já ocorre em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e outros grandes centros. Conforme observa, só nas pequenas cidades, onde não existem meios de comunicação ou são raros, as câmaras ainda realizam sessões à noite.

Luciano Molina justificou seu voto a favor dizendo que já está no seu sexto ano como vereador e, durante este período, tem observado que durante a tarde comparecem mais pessoas às sessões do que à noite.

O vereador Antônio Marques da Silva (PSD), o Marquinhos da Vila reis, afirmou que é possível se fazer uma experiência realizando as sessões ordinárias à noite. Mas caso for constatado que não está dando certo, que se volte ao que era antes”.

Já o Professor Edson votou contrário ao projeto de resolução alegando que, com as sessões à noite, a Câmara sempre estará dando oportunidade para toda a população participar. O projeto ainda será votado em mais duas sessões.

 

PACOTE

A Câmara de Apucarana está votando em sessões extraordinárias um pacote de nove projetos de lei do Executivo. O principal deles é o que cria o Conselho Municipal de Esportes, o Fundo Municipal de Esportes e institui a Conferência Municipal de Esportes. A matéria foi aprovada em primeira discussão.

Outros projetos tratam de inclusão do Fundo Municipal de Esportes no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, além de outros que autorizam abertura de créditos adicionais especiais.

 

 




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber