Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Política

Julgamento de Lula mobiliza manifestantes prós e contra condenação do ex-presidente

.

Segundo a ex-vereadora Aurita Bertoli, um ônibus com 44 pessoas sairá de Apucarana hoje, às 13h30, com destino a Porto Alegre - Foto: Tribuna do Norte
Segundo a ex-vereadora Aurita Bertoli, um ônibus com 44 pessoas sairá de Apucarana hoje, às 13h30, com destino a Porto Alegre - Foto: Tribuna do Norte

O julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcado para amanhã no Tribunal Regional Federal-Região 4 (TRF-4), em Porto Alegre, está mobilizando movimentos a favor do ex-presidente e também contra em Apucarana e região. Petistas estão indo em caravanas até Porto Alegre, para concentração direta no local do julgamento, que terá início às 8h30. Já os defensores da Lava Jato deverão fazer concentração em praça pública no final da tarde de hoje, em diversas cidades do País, conforme convocação feita pelo movimento nacional anticorrupção denominado “Vem Pra Rua”.

Lula foi condenado em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo que envolve a suposta compra de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

Em caso de condenação em segunda instância, o ex-presidente fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa, mas pode se manter na disputa também por meio de recursos.Na ação, o petista é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS em decorrência de contratos da empresa com a Petrobras. 

O valor, apontou a acusação, se referia à cessão pela OAS do apartamento tríplex ao ex-presidente, a reformas feitas pela construtora nesse imóvel e ao transporte e armazenamento de seu acervo presidencial.

Segundo a secretária de Organização de Movimentos Sociais do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), de Apucarana, ex-vereadora Aurita Bertoli, um ônibus com 44 pessoas sairá de Apucarana hoje, às 13h30, com destino a Porto Alegre. 

O ônibus vai levar militantes do PT e simpatizantes de Lula de vários municípios da região, entre os quais, Arapongas, Jandaia do Sul, Rio Bom, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Faxinal, Rolândia e Centenário do Sul. Outras caravanas sairão de Londrina, Maringá e de todas as regiões do Paraná.Segundo ela, o custo do transporte será custeado pelo PT em nível nacional e pelos próprios militantes, cada um dentro de suas possibilidades.

Solidariedade
Aurita Bertoli assinala que os militantes e simpatizantes irão a Porto Alegre para manifestar solidariedade ao ex-presidente Lula e ficarem na expectativa de que haja justiça no julgamento do recurso por parte dos desembargadores do TRF. 

De acordo com a ex-vereadora, Lula foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro sem provas de que o apartamento tríplex, no Guarugá, fosse realmente dele. Essa é uma análise, conforme assinala, de juristas conceituados não só do Brasil como também no exterior. “Trata-se de um julgamento político com a única finalidade de tirar Lula da disputa eleitoral deste ano”, assinala.

Favoráveis à condenação
integrantes de movimentos pela condenação do ex-presidente Lula iriam se reunir ontem à noite, em Apucarana, para decidir que tipo de ato público deverá ser realizado hoje. Para Fernando Felipetto, membro do grupo Cristãos pelo Brasil, o julgamento marcado para esta quarta-feira é a oportunidade de os desembargadores darem um basta à corrupção que se instalou no Brasil a partir do governo Lula e que prejudicou todo o País. 

“O que todo brasileiro quer é ver o Lula condenado e preso”, afirmou, destacando que há provas suficientes para sua condenação, mesmo que os petistas falem o contrário. “Se houvesse falta de provas ele não teria sido condenado e o processo não estaria em segunda instância”, observa Felipetto.

Fonte: Tribuna do Norte - Diário do Paraná

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber