MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Conselho da Caixa quer afastar vices-presidentes definitivamente

JÚLIO WIZIACK E FÁBIO FABRINI BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A tendência do atual Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal é de não reconduzir nenhum dos quatro vice-presidentes do banco que foram afastados de seus cargos por 15 dias. São eles:

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2018, 14:45:00 Editado em 17.01.2018, 14:45:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JÚLIO WIZIACK E FÁBIO FABRINI

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A tendência do atual Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal é de não reconduzir nenhum dos quatro vice-presidentes do banco que foram afastados de seus cargos por 15 dias.

São eles: Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias), Roberto Derziê de Sant'Anna (Governo), Antônio Carlos Ferreira (área Corporativa) e José Henrique Marques da Cruz, chefe da área de Clientes, Negócios e Transformação Digital.

continua após publicidade

Integrantes do colegiado, ouvidos reservadamente pela reportagem, disseram que o propósito é destituir definitivamente todos os executivos citados em investigações do Ministério Público Federal.

A avaliação deles é de que a volta de dirigentes sob suspeita compromete a imagem do banco, que passa por um momento delicado, de ajuste às novas regras internacionais de solidez bancária.

Além disso, a eventual manutenção dos dirigentes poderia motivar ações do Banco Central e da Procuradoria da República no Distrito Federal, que recomendaram as exonerações.

continua após publicidade

A lei 4.595, de 1964, que dispõe sobre as instituições financeiras, prevê que diretores de bancos públicos devem ter reputação ilibada, não podendo pesar contra eles notícias de envolvimento em corrupção e em casos de ingerência política na gestão, como ocorreu no caso da Caixa.

INVESTIGAÇÃO INTERNA

Partiu do próprio conselho a iniciativa de estimular investigações internas do banco, que indicaram possíveis irregularidades na gestão e em operações da instituição.

continua após publicidade

O afastamento dos vices foi anunciado pelo presidente Michel Temer na terça (16), após a Folha de S.Paulo revelar que o BC havia sugerido a troca dos vices.

Após a decisão, o governo informou que o novo estatuto deve ser aprovado na sexta (19).

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, disse que a atribuição de nomear e exonerar vice-presidentes deixará de ser do presidente da República e passará a ser do Conselho de Administração.

O documento prevê a necessidade de tornar objetiva a escolha dos 12 vices da Caixa. Atualmente, quase todos são apadrinhados de partidos políticos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho da Caixa quer afastar vices-presidentes definitivamente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!