MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Força Nacional vai permanecer por mais seis meses em terra indígena no Pará

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Justiça autorizou a prorrogação, por mais seis meses, da permanência da Força Nacional de Segurança Pública na terra indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará. A portaria foi publicada nes

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2018, 19:25:00 Editado em 11.01.2018, 19:25:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Justiça autorizou a prorrogação, por mais seis meses, da permanência da Força Nacional de Segurança Pública na terra indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União. As informações são da Agência Brasil.

continua após publicidade

A Força Nacional atua na Operação Apyterewa, que promove a retirada de ocupantes não indígenas das terras. A prorrogação foi solicitada pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

A terra indígena Apyterewa é território tradicional do povo Parakanã, homologada por decreto presidencial em 19 de abril de 2007 e integra o complexo de terras indígenas afetadas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

continua após publicidade

A regularização fundiária, incluindo a retirada dos ocupantes não indígenas, é uma das condicionantes governamentais do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Essa já é a segunda operação realizada pelas tropas federais em terras indígenas em São Félix do Xingu. Antes disso, o efetivo da Força já tinha atuado na área entre março de 2011 e outubro de 2013. Atualmente, a Força desenvolve 16 operações em 10 Estados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Força Nacional vai permanecer por mais seis meses em terra indígena no Pará"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!