MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Falha humana é 'linha principal' sobre morte de Teori, diz delegado

REYNALDO TUROLLO JR. BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O delegado da Polícia Federal Rubens Maleiner, responsável pela investigação do acidente aéreo que matou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki no ano passado, apresentou nesta quarta (

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2018, 13:40:00 Editado em 10.01.2018, 13:40:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

REYNALDO TUROLLO JR.

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O delegado da Polícia Federal Rubens Maleiner, responsável pela investigação do acidente aéreo que matou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki no ano passado, apresentou nesta quarta (10) à ministra Cármen Lúcia um panorama do inquérito até o momento, que rejeita a hipótese de sabotagem na aeronave, conforme a Folha de S.Paulo antecipou no sábado (6).

"A investigação está em curso, mas já está num estágio bastante avançado. A possibilidade de um ato intencional contra aquele voo foi bastante explorada em diversos exames periciais e atos investigatórios e nenhum elemento nesse sentido foi encontrado", disse Maleiner.

continua após publicidade

"Pelo contrário, os elementos que atingimos até agora conduzem a um desfecho não intencional. Existe um conjunto de fatores que podem ter levado àquele desfecho e que dizem respeito especialmente às condições meteorológicas, às trajetórias e alturas desempenhadas pelo piloto naquela tentativa de aproximação para Paraty e o cotejo disso com regras de tráfego aéreo com relação a condição de voo visual e por instrumentos", explicou.

Questionado sobre se a hipótese principal da PF é falha humana, o delegado disse que "está avançando" e que "essa é a linha principal". Segundo ele, falta ainda à polícia receber o resultado de algumas perícias para encerrar o caso.

Teori, 68, que era relator dos inquéritos da Lava Jato no Supremo, morreu em 19 de janeiro de 2017 após o avião turboélice King Air em que viajava de férias, pertencente ao empresário e passageiro Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, 69, cair no mar próximo à pista de pouso de Paraty (RJ).

continua após publicidade

Além dele e de Filgueiras, também morreram o piloto Osmar Rodrigues, 56, a massoterapeuta Maíra Panas, 23, e a mãe dela, Maria Hilda Panas Helatczuk, 55.

O delegado Maleiner acompanhou o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, em audiência com Cármen Lúcia no STF na manhã desta quarta. Além de tratar do acidente que vitimou Teori, Segovia apresentou à ministra sua meta de encerrar todas as investigações sobre políticos com foro privilegiado neste ano, incluindo todos os inquéritos da Lava Jato.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Falha humana é 'linha principal' sobre morte de Teori, diz delegado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!