Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Política

Municípios atingem meta da biometria, mas perdem eleitores

.

Foto: Tribuna do Norte
Foto: Tribuna do Norte

As comarcas eleitorais de São João do Ivaí e Manoel Ribas conseguiram fechar o processo de revisão biométrica no mês de dezembro atingindo e até ultrapassando a meta de 80% dos eleitores, conforme estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Apesar disso, municípios perderam eleitores para as eleições que serão realizadas em 2018 para presidente da República, governador, senadores e deputados federais estaduais.

A Comarca de São João do Ivaí, que corresponde à 132ª Zona Eleitoral, abrange os municípios de São João do Ivaí, Godoy Moreira e Lunardelli. Em São João do Ivaí, somando as revisões biométricas, novos alistamentos e transferências, município passou a contar com 8.658 eleitores, ou seja, 89,5% do eleitorado existente em 2016 que era de 9.506. São 848 eleitores a menos para o pleito do ano que vem.Em Godoy Moreira, o número de recadastramento, novos títulos e transferências somou 2.523 eleitores, 87,2% do eleitorado antes existente de 2.945. 

A diferença a menor é de 422 eleitores.Em Lunardelli, foram registrados 3.956 títulos eleitorais entre revisão biométrica, novos alistamentos e transferências. Isso corresponde a 90,3% dos 4.352 eleitores existentes antes, o que dá uma perda de 386 eleitores. Juntando os três municípios, a Comarca de São João do Ivaí perdeu 1.656 eleitores. O chefe do cartório, Juliano Silvério, lembra porém que os eleitores faltosos ainda podem regularizar sua situação até o dia 9 de maio, último prazo também para emissão de novos títulos e transferências.Na comarca de Manoel Ribas a situação é idêntica. O índice de revisão da biometria ficou acima dos 80% previstos.

No município de Manoel Ribas foi finalizado um total de 9.767 títulos eleitorais entre recadastramento biométrico, novos alistamentos e transferências. Isto corresponde a 89,48% dos 10.658 eleitores registrados anteriormente, um percentual de 89,4%. Em relação a 2016, Manoel Ribas terá 891 eleitores a menos.Ariranha do Ivaí tinha em 2016 um total de 2.442 eleitores. 

Entre recadastramentos biométricos, novos títulos e transferências o município ficou com 2.099 eleitores (86,8%), registrando uma diferença a menor de 343 eleitores.Já em Nova Tebas os resultados finais foram os seguintes: 5.284 títulos eleitorais entre revisão biométrica, novos alistamentos e transferências, correspondendo a 87,3% dos 5.843 eleitores existentes antes. Isto significa que Nova Tebas perdeu 559 eleitores para as próximas eleições. Esta Comarca perdeu 1.793 eleitores.Tanto Juliano Silvério, do Cartório Eleitoral de São João do Ivaí, como Emerson Roberto de Freitas, do cartório de Manoel Ribas, fazem questão de frisar que neste processo de recadastramento biométrico houve o apoio fundamental das prefeituras, especialmente dos prefeitos de cada município, dos meios de comunicação e da sociedade organizada, além do empenho de juízes, promotores e colaboradores de ambas as comarcas. Se não houvesse este empenho, não seria possível atingir a meta estabelecida para cada comarca e município.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber