MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Promotoria pede transferência de Cabral por 'caso home theater'

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Rio pediu nesta segunda-feira (18) a transferência do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) da cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, para o Complexo Penitenciário de Gericinó, na região d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2017, 19:10:00 Editado em 18.12.2017, 19:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Rio pediu nesta segunda-feira (18) a transferência do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) da cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, para o Complexo Penitenciário de Gericinó, na região de Bangu. A recomendação foi feita em razão de fraudes na instalação de um "home theater" na prisão em que está o peemedebista.

continua após publicidade

A Promotoria pede ainda o afastamento do atual diretor da unidade de Benfica, Fábio Ferraz Sodré, e do subdiretor, Nilson Vieira da Silva. De acordo com as investigações, eles atuaram na falsificação de documentos a fim de atribuir a doação do equipamento a entidades evangélicas.

Cabral foi denunciado sob acusação de falsificar documentos públicos com o diretor e o subdiretor da unidade e outros três agentes penitenciários. A informação foi revelada nesta segunda pelo site G1.

continua após publicidade

O equipamento foi instalado em outubro e retirado em novembro após a divulgação de que pastores assinaram o recibo de doação a pedido de Cabral. Essa seria a única forma de o aparelho entrar no sistema penitenciário.

INVESTIGAÇÃO

A investigação do Ministério Público apontou ainda que Sodré e a agente Alessandra de Oliveira Rosa, lotada na Corregedoria da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), coagiram o ex-policial militar Flávio Mello dos Santos a assumir a compra do equipamento.

continua após publicidade

O diretor da unidade ameaçou retirar a condição de "faxina" -trabalho na cadeia com possibilidade de remição de pena- do ex-PM, além de transferi-lo para outra galeria da cadeia de Benfica.

Santos divide cela com Cabral desde novembro de 2016, quando o peemedebista foi preso. Ele foi condenado por ter atuado na tentativa de fuga de traficantes da Rocinha nas vésperas da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na favela. O ministério investiga se ele atua como segurança do ex-governador na cadeia.

O Complexo Penitenciário de Gericinó foi o local para onde o também ex-governador Anthony Garotinho foi transferido de Benfica, após a suposta agressão que sofreu. Ele está em Bangu 8, onde faz uma greve de fome desde sexta-feira (15) em protesto contra o que considera "injustiças" contra ele.

continua após publicidade

OUTRO LADO

O advogado Rodrigo Roca, que defende Cabral, afirmou que a denúncia é "inconsistente e o pedido de transferência não tem base legal".

"Ele está preso à disposição da Justiça Federal, que tem jurisdição sobre os processos nos quais sua prisão foi efetivamente decretada", disse Roca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Promotoria pede transferência de Cabral por 'caso home theater'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!