MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Observatório defende mudanças nas regras da OAB

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Advogados insatisfeitos com a atuação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) afirmam que a instituição está "engessada politicamente" e pedem mudanças nas suas regras. Com menos de um ano de criação, o Observatório Nacional d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2017, 14:20:00 Editado em 12.12.2017, 14:20:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Advogados insatisfeitos com a atuação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) afirmam que a instituição está "engessada politicamente" e pedem mudanças nas suas regras.

continua após publicidade

Com menos de um ano de criação, o Observatório Nacional da Advocacia conta com advogados dos Estados do Pará, São Paulo, Rio e Goiás. Sediada em Belém (PA), a iniciativa concorreu no início do ano ao Prêmio Innovare —destinado aos autores de movimentos de inovação no campo jurídico— na categoria advocacia.

"Precisamos discutir os grandes temas da nossa profissão, o que não está sendo feito pela OAB", diz o advogado Mario David Prado Sá, que encabeça o movimento e diz que o observatório é apartidário.

continua após publicidade

Um dos objetivos do Observatório Nacional da Advocacia é ouvir a opinião de toda a classe para elaborar e apresentar projetos que beneficiem advogados no Brasil.

Entre as propostas do grupo está a criação de um novo sistema de recolhimento da Previdência Social para os advogados. Segundo Prado Sá, é necessário que a contribuição seja recolhida conjuntamente com a anuidade da OAB para eliminar a burocracia do processo. O projeto foi apresentado à Câmara dos Deputados e aguarda tramitação.

O observatório também propõe que as contas da OAB sejam tomadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). De acordo com Prado Sá, somente em 2017, a OAB arrecadou R$ 1,3 bilhão com a anuidade de contribuintes e a prova da Ordem.

continua após publicidade

"Não sabemos para onde vai esse dinheiro. Precisamos saber o que a OAB faz com esse valor", diz Prado Sa.

Procurada, a OAB diz que não mede esforços para defender as prerrogativas da advocacia e tem uma longa lista de ações concretas tomadas nesse sentido, que podem ser acompanhadas no site da instituição.

Além disso, a entidade ressalta que não é órgão público e nem recebe verbas públicas. "As dúvidas sobre a natureza da OAB já foram dirimidas pelo STF. Além disso, o próprio TCU e o antigo Tribunal Federal de Recursos [atual STJ] já decidiram que a OAB não deve prestar contas ao TCU justamente por não se enquadrar na natureza dos órgãos que prestam contas ao TCU", afirma.

A entidade diz ainda que suas contas são fiscalizadas pelos órgãos internos de controle em processos públicos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Observatório defende mudanças nas regras da OAB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!