MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Comissão da Câmara aprova emenda sobre eleição direta

DANIEL CARVALHO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Em poucos segundos, sem governistas em plenário, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) parecer favorável à PEC (proposta de emenda à Constituição) que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2017, 21:10:00 Editado em 06.12.2017, 21:10:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIEL CARVALHO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Em poucos segundos, sem governistas em plenário, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) parecer favorável à PEC (proposta de emenda à Constituição) que estabelece a realização de eleições diretas em caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente da República até seis meses antes do fim do mandato.

A votação foi simbólica, com apenas sete deputados no plenário. A Carta atualmente diz que, em caso de a queda do presidente e do vice ter decorrido na segunda metade do mandato -ou seja, nos dois anos finais-, o próximo ocupante deve ser escolhido por eleições indiretas, ou seja, por votação do Congresso Nacional.

continua após publicidade

A proposta é do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ). O relator na comissão, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), disse em seu parecer que a PEC vai ao encontro do que está previsto na Constituição Federal, cujo artigo 1º diz que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

O tema ganhou destaque em maio deste ano, depois que cresceram as chances de queda do presidente Michel Temer por causa das acusações que surgiram contra ele em razão da divulgação dos áudios da JBS que implicam o peemedebista.

Temer foi alvo de duas denúncias da PGR (Procuradoria-Geral da República), que foram arquivadas pela maioria da Câmara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão da Câmara aprova emenda sobre eleição direta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!