MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Liminar suspende portaria que limitava reserva indígena em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça Federal em São Paulo atendeu a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) e suspendeu uma portaria do Ministério da Justiça que reduzia a extensão da Terra Indígena Jaraguá, na zona norte de São Paulo, ocupada pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2017, 08:05:00 Editado em 06.12.2017, 08:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça Federal em São Paulo atendeu a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) e suspendeu uma portaria do Ministério da Justiça que reduzia a extensão da Terra Indígena Jaraguá, na zona norte de São Paulo, ocupada pelos índios guaranis.

continua após publicidade

A decisão revoga em caráter liminar a decisão do governo que reduziu para apenas 1,7 hectare a extensão da reserva indígena na área. O ato anulava uma decisão de 2015 do próprio Ministério da Justiça, que reconheceu a posse permanente dos guaranis na área e estabeleceu a reserva em 512 hectares.

Para o MPF, houve desrespeito ao ordenamento jurídico na portaria do Ministério da Justiça ao anular uma decisão anterior sem prévia consulta aos indígenas. "Houve aparente violação ao devido processo legal na medida em que o povo Guarani, beneficiário do ato anulado, bem como a Funai e a AGU sequer foram ouvidos", diz trecho da liminar.

continua após publicidade

O MPF considerou ainda que a redução da reserva coloca em risco a estrutura social dos índios que vivem na região.

PROTESTOS

Os próprios indígenas já vinham se manifestando contra a decisão do ministério. Do dia 13 ao dia 15 de setembro, um grupo de cerca de 200 índios chegou a ocupar a sede do pico do Jaraguá e ameaçou cortar o sinal das antenas de rádio e televisão instaladas no local.

Em 30 de agosto, outros 300 indígenas já haviam ocupado a entrada do escritório da Presidência da República, na avenida Paulista, contra a mudança na demarcação da terra. No mesmo dia, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse durante audiência com índios guaranis em Brasília que vinha sofrendo "pressões imensas" de parlamentares contrários à questão indígena.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Liminar suspende portaria que limitava reserva indígena em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!