MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ter entre 6% e 12% no Datafolha é 'um bom começo', diz Alckmin

GUILHERME SETO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira (5) que avalia como "um bom começo" o resultado da pesquisa Datafolha divulgada no final de semana sobre a corrida eleitoral para a Pr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2017, 15:45:00 Editado em 05.12.2017, 15:45:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME SETO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira (5) que avalia como "um bom começo" o resultado da pesquisa Datafolha divulgada no final de semana sobre a corrida eleitoral para a Presidência.

"Você, sem ser candidato, ter entre 6% é 12%, dependendo do cenário, é um bom começo", afirmou o tucano ao lado do prefeito João Doria (PSDB), com quem inaugurou um conjunto habitacional em Heliópolis.

continua após publicidade

O tucano, hoje, aparece em quarto lugar na disputa em um cenário com a maior gama de candidatos colocada, empatado numericamente com o ex-governador Ciro Gomes (PDT, 6%) e tecnicamente com o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa (sem partido mas cortejado pelo PSB, 5%) e o senador Alvaro Dias (Podemos, 3%).

Marina Silva (Rede) aparece numericamente acima do pelotão encabeçado por Alckmin e Ciro, mas tecnicamente empatada com ambos.

A mesma pesquisa apontou o ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) isolados na ponta, com 34% e 17% das intenções de voto respectivamente.

continua após publicidade

Para Alckmin, a liderança de ambos diz respeito ao que chamou de "recall" eleitoral.

"É tudo recall. Na realidade, quando você faz pesquisa um ano antes, ela vale, mas sob o ponto de vista estatístico, não político. Os argumentos da eleição vão ser lá na frente, e a população vai ser muito exigente. As grandes mudanças são no final da campanha. O povo reflete, reflete, e aí tem a definição de voto."

Segundo a pesquisa Datafolha, Lula ganha em todos os cenários de segundo turno. Ele ampliou em quatro pontos percentuais sua vantagem, em relação à pesquisa feita no fim de setembro, no confronto com Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%).

continua após publicidade

O tucano empata tecnicamente com Ciro (35% a 33%) e Marina ganharia de Bolsonaro (46% a 32%).

A candidatura Lula poderá ser barrada, já que está previsto julgamento em segunda instância da condenação por corrupção no caso do apartamento no Guarujá -o petista pegou nove anos e seis meses de prisão.

continua após publicidade

Se a condenação for ratificada no colegiado, legalmente ele está fora, mas pode haver recursos. O PT acredita ser possível mantê-lo na disputa pelo menos até o primeiro turno, se condenado.

PREVIDÊNCIA

Sobre a reforma previdenciária que vem sendo discutida em escala federal, o governador manifestou apoio, mas disse que a decisão de "fechar questão" sobre o tema deverá sair da direção do partido.

"Meu apoio à reforma da Previdência não é pela metade, é integral. Entendemos que é uma reforma necessária ao país, em São Paulo já a fizemos em 2011 (...) Em nível federal, nós apoiaremos. O partido vai ouvir a bancada e o fechamento de questão depende da bancada", disse.

O PSDB realizará neste final de semana sua convenção nacional, que deve eleger Alckmin como presidente da legenda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ter entre 6% e 12% no Datafolha é 'um bom começo', diz Alckmin"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!