Mais lidas
Política

Parlamento Universitário da Alep conquista o III Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo

.

Prêmio Abel concedido à Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Foto: Francis Fontoura Karam)
Prêmio Abel concedido à Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Foto: Francis Fontoura Karam)

A segunda edição do projeto Parlamento Universitário na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nA sexta-feira (10), foi fechada com chave de ouro, quando o presidente do Poder Legislativo estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), que recebia a visita de cortesia do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), anunciou em Plenário, ao lado do visitante e na presença dos ‘deputados-universitários’ que concluíam os seus trabalhos, que a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), horas antes, tinha concedido ao Parlamento Universitário o III Prêmio Cultural ABEL, na categoria Comunidade.

A iniciativa paranaense, desta forma, era distinguida como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo.

Traiano destacou que “é um orgulho para a Assembleia do Paraná ter esse prêmio nacional. É um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe, não apenas ao presidente, mas a um grupo, uma equipe de pessoas vocacionadas que se dedicaram de forma intensa, com empenho e amor a esse projeto, acima de tudo para proporcionar a esses jovens a oportunidade rara de poderem conviver com o mundo político”.

A experiência tem estimulado muitos jovens a se envolverem ativamente na política, o que para o presidente do Legislativo é o caminho para mudar os rumos do país. “O interesse pela vida pública só depende de cada um. Nós só iremos submergir de crises, vencer obstáculos e superar toda e qualquer intempérie desde que a gente demostre vontade de vencer. Ninguém fará nada por nós se não tivermos nossa força de vontade e determinação. É isso que eu percebo nesse Parlamento Universitário”.

Admirado com o projeto e com o nível dos debates, o governador Marconi Perillo anunciou que vai sugerir ao presidente do Poder Legislativo goiano a implantação de uma iniciativa semelhante, ao afirmar que é preciso “ter orgulho de copiar as coisas boas”. O governador goiano ressaltou ainda a importância de despertar nos jovens o exercício da cidadania. “Extraordinária a ideia.

Extremamente criativa e inovadora. Não é à toa que esse projeto acabou de ganhar o prêmio em primeiro lugar entre 60 escolas de Parlamentos e de Tribunais de Contas no Brasil inteiro. Nós precisamos que as pessoas sejam protagonistas, que assumam posições e se atirem na vida pública, para que a gente possa mudar para melhor. O presidente Traiano acertou em cheio”.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber