MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Sérgio Cabral faz dossiê contra juiz da Lava Jato, aponta investigação

ITALO NOGUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O grupo do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), do Rio, estaria montando um dossiê contra o juiz Marcelo Bretas, responsável pela operação Lava Jato no Estado, e sua mulher, que também é juíza, aponta invest

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2017, 21:00:00 Editado em 08.11.2017, 21:00:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ITALO NOGUEIRA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O grupo do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), do Rio, estaria montando um dossiê contra o juiz Marcelo Bretas, responsável pela operação Lava Jato no Estado, e sua mulher, que também é juíza, aponta investigação sigilosa feita pela Polícia Federal.

Houve, segundo a polícia, consultas suspeitas a registros de ocorrências contra os dois em ao menos três delegacias no Rio. Os acessos foram feitos após o governador ser preso, em novembro de 2016.

continua após publicidade

Também houve consultas no sistema da Secretaria da Segurança Pública feitas por um inspetor da Polícia Civil lotado na 22ª Delegacia de Polícia da capital.

A informação foi revelada pelo "Jornal Hoje", da TV Globo, e confirmada pela reportagem. Além dos acessos, uma denúncia que vem de dentro do presídio onde Cabral está preso, na zona norte do Rio, aponta que o ex-governador estaria financiando a montagem desses dossiês.

Além de Bretas e a mulher, seriam devassadas as vidas dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Estado.

continua após publicidade

Essa denúncia é investigada, mas ainda não há evidência de que o ex-governador tenha feito o pedido da montagem dos dossiês.

O advogado de Cabral, Rodrigo Roca, afirmou que o caso "é uma mentira criada com nítido propósito de criar intriga entre o ex-governador e o magistrado, para incitá-lo a determinar nova transferência para um presídio federal".

"Sérgio Cabral nada tem a ver com a consulta noticiada", disse o advogado.

continua após publicidade

A Polícia Civil afirmou que vai instaurar procedimento administrativo para investigar suposta participação de agentes na confecção do dossiê.

Marcelo Bretas não quis comentar as investigações.

continua após publicidade

Em outubro, Bretas decidiu transferir Cabral para um presidio federal porque, durante audiência na Justiça Federal, o ex-governador fez menção à família do magistrado, que trabalha no ramo de bijuterias.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, contudo, barrou a transferência.

IRONIA

continua após publicidade

Nesta quarta-feira (8), Bretas ironizou, durante audiência, polêmica sobre a suposta ameaça feita a ele pelo ex-governador. Em tom jocoso, disse que intimidações precisam ser feitas com "firma reconhecida" para serem entendidas como tal.

A declaração foi feita uma semana após o ministro Gilmar Mendes relativizar as declarações do peemedebista ao magistrado durante interrogatório. O ministro impediu a transferência do ex-governador por não considerar as falas como ameaça.

O comentário de Bretas foi feito durante depoimento do ex-subsecretário de Saúde César Romero, delator do esquema de propina na Secretaria de Saúde da gestão Cabral. Ele relatou que o ex-secretário Sérgio Côrtes fora ameaçado quando ocupou a diretoria do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), ao receber um jaleco com uma gravata amarrada no pescoço.

Romero ainda disse ter sido alvo de ameaça em duas oportunidades após ter se tornado delator em esquema de propina na saúde. "Ah, mas essas coisas não são ameaça. Ameaça tem que vir com firma reconhecida e do cartório", comentou Bretas, para risos dos presentes.

Em seu depoimento, Cabral pediu desculpas pela discussão que teve com o juiz e disse que jamais faria o dossiê apontado pela PF.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Sérgio Cabral faz dossiê contra juiz da Lava Jato, aponta investigação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!