MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Oposição pede que Assembleia suspenda julgamento das contas de Alckmin

GABRIELA SÁ PESSOA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo pediu, na terça (7), que a Casa suspenda a tramitação do julgamento das contas de 2016 do governador Geraldo Alckmin (PSDB), até que o Estado esclareça

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2017, 11:15:00 Editado em 08.11.2017, 11:15:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIELA SÁ PESSOA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo pediu, na terça (7), que a Casa suspenda a tramitação do julgamento das contas de 2016 do governador Geraldo Alckmin (PSDB), até que o Estado esclareça as desonerações fiscais que concede.

A questão de ordem, registrada pelo líder da bancada Alencar Santana Braga, cita o relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que fez ressalvas à falta de transparência do governado estadual sobre o assunto.

continua após publicidade

Cabe ao presidente do Legislativo, o tucano Cauê Macris (PSDB), acatar ou rejeitar o pedido do PT, em até 60 dias.

Em sua análise, o conselheiro Roque Citadini, do TCE, pediu que o governo Alckmin detalhe qual é o impacto, quem recebe e como compensa as isenções tributárias que oferece, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em 2016, o governo Alckmin estimava que deixaria de arrecadar R$ 15 bilhões com as isenções fiscais. Porém, não informou o valor que deixou de receber.

continua após publicidade

"Constatei uma informação simplista, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, indicando que a renúncia fiscal em 2016 tem previsão de R$ 15 bilhões. No relatório de fiscalização, porém, nenhum dado há sobre a matéria", escreveu Citadini no relatório.

Caso o Estado não atenda essa ressalva na próxima prestação de contas, o tribunal poderá rejeitar a execução orçamentária. A Secretaria da Fazenda afirma que trabalha para atender as observações do TCE.

PEDIDOS

continua após publicidade

O PT afirma não ter condições de julgar as contas de Alckmin sem essa informação.

No pedido de suspensão, afirma que solicitou oficialmente ao Executivo informações sobre as desonerações em 18 de setembro e não recebeu resposta passados os 30 dias de prazo.

continua após publicidade

Sem julgar a execução do orçamento de 2016, a Assembleia não pode votar a lei orçamentária de 2018.

Na terça (7), as contas do governador eram o primeiro assunto na pauta da Comissão de Finanças.

Em negociação com deputados da base alckmista, os deputados Ênio Tatto e Teonilio Barba pediram que o colegiado retirasse esse item da discussão e adiasse a análise para 21 de novembro. Eles dizem que não é possível julgar as contas sem informações sobre as desonerações fiscais.

Segundo Roberto Engler (PSDB), presidente da comissão, o acordo foi uma alternativa para destravar as discussões de projetos de lei dos próprios deputados, que estavam sendo obstruídas pelo PT.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Oposição pede que Assembleia suspenda julgamento das contas de Alckmin"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!