MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tasso diz a aliados que deixa presidência do PSDB se Aécio não renunciar

BRUNO BOGHOSSIAN E TALITA FERNANDES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse a aliados que vai deixar o comando do partido caso Aécio Neves (PSDB-MG) não renuncie definitivamente ao posto na semana qu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2017, 19:05:00 Editado em 19.10.2017, 19:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRUNO BOGHOSSIAN E TALITA FERNANDES

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse a aliados que vai deixar o comando do partido caso Aécio Neves (PSDB-MG) não renuncie definitivamente ao posto na semana que vem.

Em conversas reservadas nos últimos dias, Tasso afirmou que chegou "ao limite" na queda de braço interna e que não pretende continuar brigando pelo poder com o colega mineiro -que está licenciado da presidência do PSDB desde maio.

continua após publicidade

O movimento do senador cearense foi interpretado como um ultimato. Tasso fez cobranças públicas na quarta-feira (18) para que Aécio deixe definitivamente a cúpula tucana, mas o mineiro ainda resiste.

A ameaça de Tasso de deixar a presidência interina do PSDB é, segundo seus aliados, uma pressão adicional sobre o grupo de Aécio.

SOLUÇÃO

continua após publicidade

O mineiro pediu até a próxima terça-feira (24) para apresentar uma solução para a bancada, mas dirigentes da sigla enxergam risco de que ele continue postergando uma decisão sobre o caso.

Predomina entre os tucanos o sentimento de que a permanência de Aécio como presidente do partido, ainda que licenciado, prejudica a imagem do PSDB para as eleições de 2018.

Eles esperavam que o mineiro deixasse o posto de comando depois que o Senado derrubou, na terça (17), duas medidas cautelares que haviam sido impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no fim de setembro. Ele estava proibido de exercer o mandato e de deixar sua residência à noite.

continua após publicidade

Senadores do partido se reuniram na noite de quarta (18) para discutir o assunto. O encontro foi marcado por um ambiente de tensão. Aécio fez um apelo "emotivo" e disse se sentir "expulso" da sigla com a pressão para que abandone o cargo de presidente.

SUCESSÃO

O episódio acirrou a divisão interna no partido na disputa pela presidência da sigla pelos próximos dois anos, que deve ser definida em dezembro.

Irritados, aliados de Aécio vão ampliar um movimento de resistência interna a Tasso, que era considerado favorito na eleição para o controle da legenda.

Mesmo tucanos que defendiam a permanência do senador cearense no posto acreditam que a pressão de Tasso pela renúncia de Aécio vai ampliar essa cisão, o que pode fortalecer a candidatura do governador goiano, Marconi Perillo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tasso diz a aliados que deixa presidência do PSDB se Aécio não renunciar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!