MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - Na Itália, Doria e prefeito de Milão defendem extradição de Battisti

GIULIANA MIRANDA MILÃO, ITÁLIA (FOLHAPRESS) - Os prefeitos João Doria (PSDB), de São Paulo, e Giuseppe Sala, de Milão, defenderam nesta sexta-feira (13) a extradição de Cesare Battisti de volta para a Itália. "Quando digo que a extradição tem de ser o mai

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2017, 19:25:00 Editado em 13.10.2017, 19:25:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GIULIANA MIRANDA

continua após publicidade

MILÃO, ITÁLIA (FOLHAPRESS) - Os prefeitos João Doria (PSDB), de São Paulo, e Giuseppe Sala, de Milão, defenderam nesta sexta-feira (13) a extradição de Cesare Battisti de volta para a Itália.

"Quando digo que a extradição tem de ser o mais rápido possível, é porque as declarações dele são tolas [Battisti disse que seria morto se voltasse à Itália]. Elas me deixaram ainda mais perplexo", disse Sala.

continua após publicidade

As declarações foram feitas ao lado de Doria, que está em visita a Milão.

"Temos uma visão comum [Sala e Doria] sobre isso, mas cabe ao governo brasileiro. Torço para que a extradição seja feita em breve", disse prefeito italiano.

O tucano se reuniu com Sala na sede da prefeitura da cidade italiana, onde discutiram um protocolo de intenções de cooperação entre Milão e São Paulo.

continua após publicidade

Ao fim do encontro, a dupla conversou com jornalistas brasileiros e italianos. João Doria, que morou e estudou na Itália na juventude, conversou em italiano fluente com a imprensa internacional.

O prefeito paulista reforçou sua posição pela extradição do italiano.

"Battisti precisa ser extraditado e responder aqui na Itália pelo processo pelo qual foi condenado", disse o tucano.

continua após publicidade

Na quarta-feira (11), o presidente do Brasil, Michel Temer, decidiu revogar a condição de refugiado de Battisti e extraditá-lo caso o STF (Supremo Tribunal Federal) não conceda um habeas corpus preventivo a ele.

A decisão teve grande repercussão na Itália, onde há pressão pela extradição de Battisti.

continua após publicidade

Em sua casa em Cananeia, no litoral paulista, Battisti disse à Folha de S.Paulo que está do lado da razão e que a fuga não é uma de suas armas de defesa.

Acusado de terrorismo e condenado à prisão perpétua por assassinato pela Justiça italiana, Battisti fugiu para o Brasil em 2004, onde, três anos depois, chegou a receber refúgio político. Ele nega a acusação.

ELEIÇÕES

continua após publicidade

O prefeito de São Paulo comparou o percurso para as eleições de 2018 a uma corrida de longa distância.

"Nós estamos numa corrida que não é de cem metros, é uma maratona. Nós estamos a um ano da eleição. Maratona se disputa metro a metro, não é uma prova de velocidade", comentou.

"O PSDB, o meu partido, estará presente na corrida eleitoral, com certeza. E na condição de favorito. Quem achar que a corrida é de cem metros rasos, com certeza vai cansar antes do tempo", completou.

Antes de um encontro com empresários italianos, Doria aproveitou para negar os rumores de que o DEM teria se desanimado com sua eventual candidatura à Presidência.

"Eu nunca me anunciei como candidato do DEM, nem que iria para o DEM. Portanto a notícia de que o DEM poderia ter um sentimento diferente do que teve antes, não faz diferença. A não ser pelo respeito que eu tenho pelo DEM", completou.

Doria aproveitou para reforçar a aliança tucana com a legenda.

"O DEM é um aliado histórico do PSDB e o PSDB é um aliado histórico do DEM. Portanto eu entendo que os dois partidos devam estar juntos nesta eleição. Eu não vejo distanciamento."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Na Itália, Doria e prefeito de Milão defendem extradição de Battisti"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!