MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputados de SC revogam honraria concedida a Geddel

JOÃO PEDRO PITOMBO SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - A Assembleia Legislativa de Santa Catarina revogou nesta quinta-feira (21) uma honraria concedida ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). A medalha Anita Garibaldi, a mais importante do Estado, foi concedi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2017, 14:30:09 Editado em 22.09.2017, 14:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO

continua após publicidade

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - A Assembleia Legislativa de Santa Catarina revogou nesta quinta-feira (21) uma honraria concedida ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).

A medalha Anita Garibaldi, a mais importante do Estado, foi concedida a Geddel em 2010 pelo então governador, Luiz Henrique da Silveira (1940-2015).

continua após publicidade

Na época, o político baiano ocupava o cargo de ministro da Integração Nacional do governo Lula e foi homenageado pela liberação de recursos após as enchentes que atingiram o Estado em 2008 deixando mais de 120 mortos.

A honraria foi revogada duas semanas depois de a Polícia Federal descobrir R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador que teria sido emprestado ao ex-ministro. Foram encontradas no dinheiro as impressões digitais de Geddel, que está preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, desde o dia 8 de setembro.

A proposta de revogação é do deputado estadual João Amin (PP). Tramitou em tempo recorde -apenas nove dias- e foi aprovada por unanimidade, com votos inclusive de cinco parlamentares do PMDB. O projeto segue para sanção do governador Raimundo Colombo (PSD).

continua após publicidade

"Tomamos esta decisão para valorizar quem já recebeu esta honraria e quem vai recebê-la no futuro. Há um somatório de situações envolvendo Geddel que fortalecem o nosso projeto", diz Amin à reportagem.

Na justificativa, o deputado cita a descoberta dos R$ 51 milhões e afirma que Geddel "ofendeu os sentimentos de honra e dignidade do povo catarinense".

A polêmica em torno da honraria, contudo, não é recente. Na época em que foi proposta, em 2010, a concessão da medalha foi questionada por deputados que apontavam que Geddel, quando ministro, concentrou os recursos de prevenção a desastres para municípios da Bahia, seu reduto eleitoral.

continua após publicidade

Além da medalha Anita Garibaldi, Geddel foi agraciado com outras honrarias pelo país entre 2007 e 2010, período em que foi ministro da Integração.

Recebeu a Ordem do Mérito Naval, da Marinha, a Medalha do Pacificador do Comando do Exército, a Medalha do Mérito Alvorada do Governo do Distrito Federal, além da Medalha Tomé de Souza, principal honraria da Câmara Municipal de Salvador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputados de SC revogam honraria concedida a Geddel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!