MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Sem consenso, Senado adia votação de proposta de fundo eleitoral

DANIEL CARVALHO E TALITA FERNANDES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado adiou para a próxima terça-feira (26) a votação do projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (20) para criar um fundo público para financiar as campanhas eleitorais. A proposta f

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2017, 21:15:10 Editado em 20.09.2017, 21:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIEL CARVALHO E TALITA FERNANDES

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado adiou para a próxima terça-feira (26) a votação do projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (20) para criar um fundo público para financiar as campanhas eleitorais.

A proposta foi apresentada pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e adaptada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), escolhido como relator.

continua após publicidade

O projeto não prevê o valor do fundo, mas Jucá estima um montante de R$ 3,6 bilhões para campanhas.

O texto cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, sob responsabilidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Pela proposta, uma das fontes de recursos é o dinheiro relativo à compensação fiscal que emissoras de rádio e TV receberão pela divulgação de propaganda partidária em 2017 e em parte de 2018.

continua após publicidade

O valor, se a proposta for aprovada, será atualizado a cada eleição pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Com isso, acabariam as propagandas partidárias, mas os programas eleitorais, que são veiculados em ano de disputa, seriam preservados.

A proposta também prevê o uso de metade dos recursos das emendas de bancadas nos anos eleitorais.

continua após publicidade

O dinheiro das emendas é usado por parlamentares para irrigar suas bases políticas em projetos de infraestrutura, saúde e educação.

Além disso, o texto prevê a utilização de créditos adicionais, o que, na visão de técnicos do Congresso, permite que o fundo não tenha teto.

continua após publicidade

"O [texto] dele é algo imprevisível. Não tem tamanho", disse o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que discorda desse ponto do texto.

CRÉDITOS ADICIONAIS

Jucá negou que a proposta prejudique os gastos com saúde e disse que o uso de créditos adicionais é natural.

continua após publicidade

"O teto do gasto que foi aprovado define que no ano que vem não pode se gastar menos do que foi gasto neste ano. Se não for a emenda impositiva colocada por uma bancada para a saúde, outro recurso terá que ser direcionado porque não poderá se gastar menos que o teto do gasto", afirmou Jucá.

O projeto do Senado permite que os comandos partidários decidam como distribuir o dinheiro entre os candidatos, fortalecendo o "caciquismo".

Os recursos que não forem utilizados nas campanhas terão de ser devolvidos ao Tesouro Nacional.

Além disso, a proposta permite que partidos políticos realizem sorteios, concursos e ações como bingos para ajudar no custeio das eleições.

TETO

Para técnicos do Congresso, o projeto do fundo trará um problema para a Justiça eleitoral. Como administradora, ela extrapolaria seu teto de gastos ao incorporar os recursos do fundo.

Líderes discordam da avaliação dos técnicos e entendem que o fundo não afetaria o teto do TSE.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Sem consenso, Senado adia votação de proposta de fundo eleitoral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!