MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ao menos seis armas foram usadas por policiais em chacina no Pará, diz perícia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos seis armas de fogo foram usadas por policiais na chacina que vitimou dez trabalhadores rurais num acampamento de Pau D'Arco (PA), a 875 km de Belém, aponta perícia da Secretaria de Segurança paraense e da Polícia Fede

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2017, 18:05:09 Editado em 29.08.2017, 18:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos seis armas de fogo foram usadas por policiais na chacina que vitimou dez trabalhadores rurais num acampamento de Pau D'Arco (PA), a 875 km de Belém, aponta perícia da Secretaria de Segurança paraense e da Polícia Federal.

continua após publicidade

O laudo será incorporado no relatório da PF sobre o caso, ocorrido no dia 24 de maio. No total, 29 policiais participaram da ação.

Segundo a perícia, a ação ocorreu entre as 6h e 7h, quando os policiais foram à fazenda Santa Lúcia, em Pau D'Arco, para cumprir 14 mandados de prisão contra um grupo sem-terra que estava acampado no local.

continua após publicidade

Os assentados, de acordo com o laudo, viram a polícia se aproximar e fugiram para uma área densa da propriedade. Os policiais seguiram os rastros e os encontraram abrigados sob uma lona, se protegendo da chuva.

Nesse momento, os policiais, comandados pelo tenente-coronel Carlos Kened Gonçalves de Souza, dispararam vários tiros em direção à lona.

Na apresentação do laudo, nesta segunda (28), o secretário de Segurança Pública do Pará, Jeannot Jansen, disse que os policiais ficarão afastados de suas atividades.

continua após publicidade

Os 13 policiais envolvidos na ação -11 militares e dois civis- foram presos em julho e soltos, por decisão judicial, em agosto.

Eles são acusados pelo Ministério Público do Estado do Pará de terem executado os trabalhadores sem-terra no acampamento da fazenda Santa Lúcia, sem chance de defesa.

O desenrolar do caso de Pau D'Arco foi acompanhado por entidades como a ONG Justiça Global, que considerou que o laudo "constata o óbvio, foi crime de Estado" e "não esgota as investigações".

"É essencial que a responsabilidade de todos aqueles que estavam no dia seja apurada", afirma nota da entidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ao menos seis armas foram usadas por policiais em chacina no Pará, diz perícia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!